Todas as ações foram definidas por meio de reuniões entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e os representantes de Centros Acadêmicos (CA) e DCE.
Aula Magna – A “Calourada”, no dia 1º de março, começa no Centro de Eventos da UFPA, com a apresentação da Orquestra de Música Latina da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). Em seguida, terá início a Aula Magna com a presença do reitor Carlos Maneschy, dos pró-reitores e do professor Armando Mendes, como convidado. Além de ter sido pró-reitor e responsável pela fundação do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), Mendes é uma das grandes personalidades da região e possui uma bibliografia de alta relevância local, além de várias teses ligadas à área do meio ambiente.
Para dar boas-vindas e festejar uma das épocas mais animadas do ano, o Eco Carnaval do Kaveira vai fazer um cortejo saindo do Centro de Eventos e indo até o Restaurante Universitário (RU).
Solidariedade – A responsabilidade social está no tema da recepção dos calouros e também nas ações. Este ano, o conhecido trote solidário se mantém na doação, no dia da aula inaugural, com um quilo de alimento não perecível. Os calouros que fizerem doações receberão o kit calouro, com mochila, camisa e livreto de orientação acadêmica.
Caminhada - A programação do segundo dia começa às 15h, com a Caminhada dos Calouros realizada pelos alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Popular, Arte e Lazer (Lacor), em parceria com o Projeto de Extensão Visita Campus, ligado à Faculdade de Turismo. O objetivo é promover um momento de lazer, acolhimento e integração, assim como apresentar a cidade universitária para os novos alunos. A concentração acontece em frente à sede do Programa de Pobreza e Meio Ambiente (Poema).
A caminhada irá apresentar os diversos espaços da UFPA e terá animação de um carro-som, com a presença da bateria da Escola de Samba Xodó da Nega. Às 17h, os caminhantes serão recepcionados no Espaço Vadião pelos grupos Bem Chorado e Pimentas Inflamáveis. Na Capela Ecumênica, haverá a performance de Maria Borges, com Matinta, e um DJ. No dia seguinte, 3 de março, a capela também recebe uma programação musical com bandas, a partir das 17h.
Programação Musical - O Espaço Cultural do Vadião e a Capela Universitária terão programação do dia 2 ao dia 4, sempre às 17h. Sendo um espaço de uso acadêmico, alunos da Universidade fazem apresentações para receber os calouros. Bandas da Escola de Música da UFPA, além de bandas convidadas, prometem colocar o público para dançar com repertório variado, que vai do rock ao ritmo de carnaval, do samba e do chorinho, além do primeiro forró universitário do ano.
Cinema – O recém-criado Curso de Graduação em Cinema realiza uma programação em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará, dentro do Projeto Cine Guamá. Por meio do Projeto Forma Cine, que pretende realizar uma formação dos movimentos sociais do bairro os quais integram o coletivo Resistência Guamazônica, haverá exibição de filmes.
Confira aqui a programação completa.
Assessoria de Comunicação da UFPA