Segundo o professor doutor Júlio C. J. Silva, que coordenou as primeiras etapas da seleção, realizadas no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), o processo transcorreu sem problemas tendo todos os candidatos inscritos comparecido para as provas de Conhecimentos Gerais em Química. Desse número, 12 ingressaram no Programa de Mestrado e todos os inscritos ingressaram no Programa de Doutorado.
Já o professor doutor Luiz Fernando C. Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), ressaltou que a grande procura se deve, principalmente, ao conceito cinco atribuído pela Capes ao PPGQ, a melhora na infra-estrutura instrumental do Departamento de Química e ao aumento no quadro docente e, conseqüentemente, no número de linhas de pesquisa oferecidas.
Além das melhorias apresentadas pelo curso ao longo de dez anos de existência, o coordenador também atribui essa procura e o conceito da Capes ao grande investimento em recursos humanos e em estrutura física que vem sendo feito pela UFJF em seus programas de pós-graduação.
Linhas de pesquisa
Os candidatos aprovados desenvolveram trabalhos científicos nas diversas linhas de pesquisa oferecidas pelo Departamento de Química que abrangem áreas como saúde, meio ambiente, novos materiais, fármacos, petróleo e alimentos, entre outros. A próxima seleção para Mestrado e Doutorado será realizada no início de agosto.
Outras informações: (32) 2102-3309 (Secretaria da PPGQ)
www.ufjf.br/pgquimica