Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Secretaria de Estado de Educação do Pará divulgará, nesta sexta-feira, 11, a lista de docentes da educação básica selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Trata-se da quarta etapa do plano, para a qual as instituições públicas de ensino superior ofertaram 5.590 vagas no Estado em 22 licenciaturas oferecidas em Belém e em 49 municípios do interior. Até o dia 31 de janeiro, ocorreram as validações das inscrições na Plataforma Freire. As secretarias estaduais e municipais de educação foram as responsáveis pelo processo. Em seguida, elas enviaram as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior (IES) de cada estado e cada IES possui seu próprio calendário e processo de seleção.
No Pará, não há vestibular, é preciso apenas que o professor esteja atuando em sala de aula. Os cursos têm a duração de três anos e meio a quatro anos e acontecem aos finais de semana, no período em que os professores estão de recesso das suas atividades na escola. Ao final da graduação, os alunos receberão o diploma de curso superior. Dessa forma, estarão aptos a desenvolver novas experiências pedagógicas e a formar melhor os estudantes do País. Os cursos são ministrados por professores universitários, convidados para irem até os municípios executar o projeto pedagógico criado para cada curso.

Entre as vagas ofertadas no estado para o primeiro semestre de 2011, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é responsável por 2.120; a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por 1.000; a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por 720 vagas, e o Instituto Federal do Pará (IFPA), por 1.750. As licenciaturas ofertadas são: em ciências naturais; dança; teatro; artes visuais; música; ciências biológicas; ciências da religião; química; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; língua espanhola; língua inglesa; língua portuguesa; matemática; pedagogia; sociologia; educação no campo e licenciatura integrada em educação, ciências e matemática.

O Parfor tem o objetivo de capacitar 40 mil professores do Pará que não têm formação exigida em lei. Há professores ministrando aulas de disciplina diferente da de sua formação, ou mesmo sem o diploma de graduação.

Plataforma Freire
A Plataforma Freire faz parte do Parfor gerido pela Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

Até dezembro de 2010, cerca de 56 mil professores se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, em 2009 e até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.

Participam do Parfor 141 instituições de educação superior, de 25 estados, que oferecem cursos de licenciatura presenciais e a distância – estes, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161, opção 7.

(Com informações da UFPA)