Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A inadimplência dos brasileiros em janeiro de 2011, em relação ao mesmo mês do ano passado, registrou aumento de 24,8%, o maior crescimento anual desde julho de 2002, aponta o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Apesar da alta, a relação mensal – janeiro/2011 sobre dezembro/2010, apresentou queda de 3,3%. Apesar dessa ligeira queda, a tendência é que os índices de inadimplência continuem em elevação. A previsão deve-se ao aumento, em dezembro de 2010, de 2,1% no Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta quinta-feira (10). Na avaliação dos analistas da Serasa, as recentes medidas de aperto das condições de crédito anunciadas pelo Banco Central e as perspectivas de um novo ciclo de elevação da taxa básica de juro (taxa Selic) a partir deste ano deverão dificultar o equilíbrio orçamentário dos consumidores, agora mais endividados.
“Os consumidores estavam consumindo de forma demasiada. O abuso e descontrole estava ocorrendo pelas condições favoráveis impostas; desde reduções de taxas de juros até políticas fiscais, que acabaram facilitando a oferta de crédito, ocasionando assim, um consumo desenfreado”, expõe o professor André Scatolin**.

** O professor André Scatolin Malaco é graduado em Administração, tem especialização em Finanças e MBA em Economia e Setor Financeiro. É também docente do curso de Administração da UnG.

Assessoria de Comunicação – UnG