A vistoria leva em consideração as condições do gramado e a disponibilidade de instalações, mas critérios como localização, clima, acessibilidade e arborização também influenciam na decisão.
Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo Copa do Mundo da Fifa 2014 Cidade-Sede Belo Horizonte, explica que cada seleção tem suas preferências em relação a campos e centros de treinamento, por isso, serão ofertados três locais em cada cidade. “É fundamental envolver outras instituições em um evento tão importante como é uma Copa do Mundo. E uma universidade, como é o caso da PUC Minas, tem a oferecer, além da estrutura, uma comunidade acadêmica preparada para dar suporte às equipes”, frisou Lacerda.
Os consultores vão escolher campos oficiais de treinamento (COTs), locais que a Fifa oferece para que as seleções façam a preparação final nos dias que antecedem as partidas. Ao todo, serão 36 COTs no Brasil, três por cidade sede. Foram vistoriados, em Belo Horizonte, além da PUC Minas, o campo da Uni-BH, o CT Lanna Drummond, do América, a Cidade do Galo, as Tocas I e II do Cruzeiro, e os estádios Baleião e Independência. “A PUC tem competência para ser escolhida e interesse em contribuir socialmente através do esporte”, concluiu o professor Paulo Roberto de Sousa, chefe de Gabinete da Reitoria.
Assessoria de Comunicação
PUC Minas