Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgará, nesta sexta-feira, 11, o listão com os nomes dos professores da educação básica da rede pública do Estado selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Trata-se da quarta etapa do Plano, para a qual as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) ofertaram 5.590 vagas em 22 licenciaturas oferecidas na capital paraense e em 49 municípios do interior. Entre as vagas ofertadas para o primeiro semestre de 2011, a UFPA é responsável por 2.120; a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por 1.000; a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), por 720 vagas, e o Instituto Federal do Pará (IFPA), por 1.750.
As licenciaturas ofertadas são: em Ciências Naturais; Dança; Teatro; Artes Visuais; Música; Ciências Biológicas; Ciências da Religião; Química; Computação; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Sociologia; Educação no Campo e Licenciatura Integrada em Educação, Ciências e Matemática.

Novidades - Pela primeira vez, a UFPA ofertou 250 vagas para cursos a distância. Outras novidades são as ofertas dos cursos de Pedagogia pela Ufra, de Licenciatura em Educação do Campo pela UFPA e pelo IFPA, e de Licenciatura Integrada pela UFPA. Estas duas últimas licenciaturas destinam-se à formação diferenciada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Metas - O Parfor tem o objetivo de capacitar 40 mil professores do Pará que não têm formação exigida em lei. Há professores ministrando aulas de disciplina diferente da de sua formação, ou mesmo sem o diploma de graduação.

Não há vestibular, é preciso apenas que o professor esteja atuando em sala de aula. Para ingressar no Parfor, é necessário que o professor faça a pré-inscrição no site da Plataforma Freire. Depois, há a validação/homologação da pré-inscrição pelas Secretarias Municipais de Educação. Após ser aceita, o candidato passa à condição de inscrito. A terceira fase é o processo de composição de turmas pelo Comitê Gestor Interinstitucional, sob coodernação da Seduc (por meio de 10 critérios de seleção instituídos pelo Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente). A última fase é a habilitação (entrega de documentos) nas IPES, formalizando o vínculo do aluno com a instituição.

Formação - Os cursos têm a duração de três anos e meio a quatro anos e acontecem aos finais de semana, no período em que os professores estão de recesso das suas atividades na escola. Ao final da graduação, os alunos receberão o diploma de curso superior. Dessa forma, estarão aptos a desenvolver novas experiências pedagógicas e a formar melhor os estudantes do País.

Os cursos são ministrados por professores universitários, convidados pelas IPES para irem até os municípios-polo executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso.