Este projeto recebeu o nome de "Vsoft BioPass" e conta com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Como se trata de um software bastante complexo, ele é dividido em diversos módulos com funções específicas. Um dos módulos mais importantes é o de compressão e descompressão de imagens de impressões digitais no formato WSQ (Wavelet Scalar Quantization). Este formato foi criado pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) nos Estados Unidos e tornou-se o padrão mundial para armazenamento de grandes volumes de imagens de impressões digitais. Para que um determinado software possa utilizar este formato de imagens, faz-se necessária a implementação da especificação WSQ e, posteriormente, a submissão do software para a realização de testes de aceitação e certificação pelo FBI.
O próximo passo da Vsoft será a certificação do software em diferentes plataformas operacionais. O BioPass deverá ser lançado no mercado internacional neste ano de 2011 e já atraiu olhares de possíveis investidores e potenciais grandes clientes. Integrante do Farol Digital, a Vsoft Tecnologia é uma empresa que atua no segmento de software como fornecedora independente especializada em Gestão Empresarial, Segurança e Internet.