Por isso o auxílio servirá para custeio pessoal e parcial das despesas com alimentação, transporte, moradia e material didático-pedagógico. Serão disponibilizadas até 300 bolsas no valor único de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais).
Inscrição - Estão aptos a se candidatarem aqueles que buscam a renovação da bolsa ou que solicitam o auxílio pela primeira vez. Para se inscrever, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição on line e do formulário de inscrição, que deverá ser entregue com os demais documentos necessários na secretaria do campus do candidato ou na Daie, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria.
No dia 28 de abril, será divulgada, no site da Proex, uma lista preliminar dos candidatos que passaram pelos critérios de avaliação. O diretor da Daie, José Maia, afirma que o motivo de um resultado antecipado se dá, justamente, para não cometer injustiças. “É importante que haja um período para os candidatos que se sentirem injustiçados entrarem com recurso”, visto que “já houve casos em que alunos conseguiram a bolsa por terem pedido uma reavaliação”, afirma o professor. Esse recurso deverá ser encaminhado até 96 horas após a listagem preliminar. O resultado final será anunciado no dia 9 de maio.
Para saber quais são os documentos requeridos, o processo para o encaminhamento de recursos e as medidas que deverão ser tomadas após o resultado, acesse o edital.
Importante - Esta já é a quarta edição do Programa, que começou no 1º período de 2010. José Maia ressalta que, apesar de 300 bolsas serem ofertadas e de a procura ser intensa, os candidatos nem sempre passam pelos critérios avaliativos. “No último edital, por exemplo, também ofertamos 300 bolsas, mas só 145 alunos foram contemplados”, alerta o diretor. Segundo ele, a desclassificação de muitos candidatos se dá pela falta de informação. “Muitos também não entendem o edital e acabam desistindo por achar que o processo é burocrático demais.”
É por esse motivo que, nesta edição, a assistente social da Daie, Waldilena Assunção, fará uma visita em alguns campi do interior para esclarecer todas as dúvidas dos candidatos. Marabá, Castanhal e Bragança são alguns dos municípios que serão visitados, já que houve uma grande demanda destes campi no último edital. “As visitas já começam neste mês de fevereiro”, afirma José Maia.
“Para alunos que não têm, às vezes, o que comer durante o tempo que passam estudando em outra cidade, isso é muito importante e, sobretudo, necessário. Portanto, saber que não será preciso mexer na renda familiar ou que terá um auxílio para amenizar as despesas já tranquiliza o aluno e diminui as chances de desistência”, finaliza o diretor.
Assessoria de Comunicação da UFPA