Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O governador Tarso Genro reiterou o apoio do poder executivo estadual às Jornadas Literárias de Passo Fundo. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (19/01), em Porto Alegre, durante uma audiência de Tarso com representantes da comitiva de divulgação e promoção da 14ª Jornada Nacional de Literatura, formada pela coordenadora geral Tania Rösing; pelo presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Jocarly Patrocínio de Souza; pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; e pelo prefeito de Passo Fundo em exercício, Renne Cecconello. A audiência contou também com as presenças dos secretários estaduais de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, com quem a comitiva de Passo Fundo havia se encontrado anteriormente para tratar de detalhes a respeito da realização da próxima edição da Jornada, de 22 a 26 de agosto próximos.
O grupo passo-fundense solicitou a parceria do governo do Estado no intuito de obter liberação pela Lei de Incentivo à Cultura estadual para captação de recursos que viabilizem a manifestação cultural. A realização do Concurso de Contos Josué Guimarães também foi discutida durante a reunião, já que a promoção do concurso é conjunta entre UPF e Instituto Estadual do Livro.

Também foi debatida durante a reunião a ordem de serviço 04/2008, que não permite a participação de professores da rede estadual no evento em horário de expediente. O assunto já havia sido tratado na terça-feira (18/01) com o secretário de Estado da Educação, José Clóvis de Azevedo, que prometeu readequar ou mesmo extinguir a ordem. Tarso Genro assegurou apoio a todas estas questões e enfatizou que as secretarias diretamente envolvidas - Educação, Cultura e Infraestrutura - terão participação efetiva na realização da 14ª Jornada.

Em reconhecimento à movimentação cultural das Jornadas Literárias, o secretário Assis Brasil já confirmou a transferência para Passo Fundo da Secretaria Estadual de Cultura durante a realização da 14ª Jornada, de 22 a 26 de agosto. “Por si mesma a Jornada se justifica, por tudo o que tem feito no decorrer destes 30 anos. Poucas atividades culturais do país mantém essa constância e consistência”, avaliou o secretário, que já participou como escritor em diversas edições da movimentação. O prefeito em exercício Renne Cecconello sugeriu que na ocasião ocorram encontros com lideranças regionais das áreas da Educação e Cultura. A possibilidade de o governo do Estado se transferir para Passo Fundo durante um período da realização da próxima Jornada também foi acenada pelo governador.

Na avaliação da coordenadora geral das Jornadas, professora Tania Rösing, o encontro com o governador Tarso Genro foi bastante positivo e deu estímulo para a movimentação cultural. “Pudemos perceber que o governador, enquanto intelectual que é, mostrou sensibilidade ao entender o que é a caminhada das Jornadas Literárias em seus 30 anos e mobilizou os seus secretários em prol da Jornada. Isso nos mostra que valeu a pena ter percorrido 30 anos pela formação de leitores, embora os resultados possam ser ampliados, e o serão, pela vontade política do governo do Estado”, sintetizou.

O presidente da Fundação UPF Jocarly Patrocínio de Souza também demonstrou contentamento ao receber a indicação positiva por parte de todo o governo do Estado no sentido da viabilização das Jornadas Literárias, especialmente com relação ao equacionamento da questão financeira da movimentação cultural. Para o reitor José Carlos Carles de Souza, é importantíssima a participação do governo do Estado em todas as frentes que se apresentaram durante o encontro. “Precisamos desse apoio para desenvolvermos atividades que viabilizem a criação de uma comunidade leitora. O projeto das Jornadas Literárias de Passo Fundo pode servir como exemplo a ser estendido a todo o Estado”, referiu.

A comitiva entregou ao governador um convite oficial para a abertura da Jornada, nesta quinta-feira (20/01), além de amplo material de divulgação, livros produzidos como registro das movimentações culturais que ocorrem em decorrência das Jornadas, e a programação detalhada da 14ª edição do evento. Também participaram da audiência com o governador a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, Rosani Sgari Szilagyi, e o secretário de Desporto e Cultura de Passo Fundo, Alex Necker.

Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo