O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do Sisu selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, como é o caso da UFJF, também para o segundo semestre de 2011.
Quem pode se inscrever no Sisu?
Podem se inscrever no Sisu os estudantes que fizeram o Enem 2010.
Posso me inscrever no Sisu, mesmo tendo feito Vetibular 2011 ou Pism III?
Sim.
Não fiz Vestibular nem Pism III, mas posso tentar uma vaga pelo Sisu?
Sim. Basta ter feito o Enem 2010 e se inscrever no Sisu para concorrer a uma vaga.
A UFJF automaticamente fará minha inscrição no Sisu?
Não. O próprio candidato é quem deve decidir se quer concorrer às vagas pelo sistema.
Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu terá uma única etapa de inscrição: de 16 a 18 de janeiro, das 6h às 23h59 (horário de Brasília).
Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas para as políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções até o dia 18. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010.
Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
O candidato selecionado em 1ª opção não participará das chamadas subsequentes, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o estudante deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado nas chamadas seguintes.
O candidato selecionado em 2ª opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, nas chamadas subsequentes, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo) nas chamadas subsequentes, a matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula realizada anteriormente na segunda opção.
O que é lista de espera no Sisu?
Os candidatos não aprovados em sua primeira opção, em nenhuma das três chamadas, poderão constar da Lista de Espera do Sisu, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado. Esta lista de espera não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no Sisu. O uso da Lista de espera do Sisu para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.
O candidato selecionado na sua segunda opção de vaga poderá constar da lista de espera para o curso escolhido como sua primeira opção, independentemente de ter efetuado a matrícula referente à vaga escolhida como segunda opção.
Como é feita a inscrição no Sisu?
As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/), sem pagamento de taxas. Ao se inscrever, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2010. Caso o aluno não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
São 176 vagas, distribuídas em dois cursos: Ciências Exatas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, que possuem opções de segundo ciclo. Turismo e Engenharia Computacional, por exemplo, são oferecidos por esses cursos.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas é divido em dois ciclos. O primeiro corresponde à formação geral com duração de dois anos e meio. Ao final desse período, o aluno poderá receber o diploma de Bacharel em Ciências Humanas e se candidatar a vagas nos cursos de Ciências Sociais, Ciência da Religião, Turismo e parte das vagas de Filosofia. Pelo Sisu, são oferecidas 80 vagas, divididas igualmente entre diurno e noturno.
O curso de Ciências Exatas tem duração de três anos. Após esse período, o aluno pode se inscrever nos seguintes cursos de segundo ciclo: Ciência da Computação, Estatística, Engenharia Computacional, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica (em cinco habilitações: Energia; Robótica e Automação Industrial; Sistemas de Potência; Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações), Física, Matemática e Química. Essas três últimas opções também oferecem licenciaturas. O curso disponibilizou 96 cadeiras no Sisu. Somente as aulas de habilitação em Energia são oferecidas à noite, o restante dos cursos é em período diurno.
Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota no Enem para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como saber o resultado do Sisu?
O resultado do candidato estará disponível no portal do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC (0800-616161).
O primeiro resultado sairá no dia 22 de janeiro. Veja cronograma abaixo.
A matrícula dos aprovados pelo Sisu ocorre de 25 a 27 de janeiro, antes do período de matrícula dos aprovados pelo Vestibular ou Pism. Se eu passar pelo Sisu, posso me matricular no curso, e esperar o resultado do Vestibular ou Pism III?
Sim.
Seu eu for aprovado pelo Sisu e também pelo Vestibular ou Pism III poderei fazer dois cursos na UFJF?
Não. Por lei, o estudante só pode se matricular em uma graduação em universidade federal. Se ele tiver se matriculado em curso ofertado pelo Sisu, poderá desistir e se matricular naquele que for aprovado pelo Vestibular ou Pism III.
Cronograma:
Inscrições: 16 a 18 de janeiro
Resultados
1ª Chamada:
Resultado: 22 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados: 25 a 27 de janeiro
2ª Chamada
Resultado: 1º de fevereiro
Matrícula: 3 e 4 de fevereiro
3ª Chamada
Resultado: 10 de fevereiro
Matrícula: 11 e 14 de fevereiro
Lista de Espera
Declaração de interesse:11 a 15 de fevereiro
Outras informações:
Leia a seção completa de Perguntas Frequentes no site do Sisu.
0800-616161 – Central de Atendimento do MEC
(32) 2102-3967/ 3997 – Central de Atendimento da UFJF (de segunda a sexta, das 13h às 18h)
www.twitter.com/ufjfnoticias
www.twitter.com/ufjfvestibular