Para o Ceps, o Instituto deverá encaminhar as notas brutas, que serão processadas a partir de duas medidas estatísticas usadas pela Universidade: a média aritmética e o desvio padrão, conforme estabelece o Edital do Processo Seletivo 2011. “O candidato não deve se espantar se a nota não estiver igual ao que foi divulgado pelo Inep, por conta do tratamento estatístico diferenciado”, explica o coordenador pedagógico do Ceps, Arquimimo Almeida.
Após o recebimento das notas, o Ceps iniciará imediatamente a conferência eletrônica dos dados encaminhados pelo Inep, como notas e relação de candidatos faltosos na prova do Enem.
A segunda etapa de trabalho consistirá no processo de eliminação, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital do PS 2011. Entre os critérios de corte, está a ausência na prova do Enem, que correspondeu à primeira etapa do Processo Seletivo da UFPA. Também está eliminado do concurso o candidato que obteve nota zero em uma das quatro áreas do Enem, ou nota inferior a 4 na Redação.
Para o Processo Seletivo 2011 da UFPA, foram inscritos 54.108 candidatos. Destes, 6.226 faltaram à prova aplicada pela Universidade no dia 19 de dezembro. Estes candidatos estão automaticamente eliminados do concurso.
Assessoria de Comunicação da UFPA
Leia mais:
21 jan 2011: Confira o listão com os aprovados no Processo Seletivo 2011