No Estado de São Paulo, apenas a Unifesp também foi contemplada com a nota máxima. USP e Unicamp não participam da avaliação do Ministério. Em relação à avaliação em valores contínuos, a UFSCar recebeu 406 pontos.
Quando consideradas todas as instituições de Ensino Superior brasileiras – o que inclui, além das universidades, centros universitários e faculdades isoladas –, 25 instituições receberam conceito 5, representando 1,2% do total de instituições avaliadas. Para o cálculo do IGC, são computados os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos últimos três anos (no caso do IGC 2009, foram considerados os cursos avaliados pelo Enade em 2009, 2008 e 2007); a avaliação do corpo docente, infraestrura e projetos pedagógicos; e os conceitos atribuídos aos cursos de pós-graduação pela Capes (Coordenação de Pessoal de Nível Superior).
Segundo o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a nota máxima do IGC comprova a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar. "Estar entre as 9 melhores universidades do país é reflexo do esforço de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, que tem colocado a UFSCar permanentemente em destaque em relação a diferentes indicadores de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no País."
A Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Emília Freitas de Lima, ao manifestar sua satisfação com o resultado obtido no IGC 2009, relacionou o alto índice aos esforços constantes empreendidos em busca da qualidade do ensino na Universidade. Segundo a professora, para isso foram decisivos, dentre outros fatores, a excelência do quadro docente, a interação entre ensino, pesquisa e extensão, e a existência de condições favoráveis de trabalho pedagógico na UFSCar.
Informações detalhadas sobre o IGC 2009 podem ser conferidas em www.inep.gov.br/areaigc.
Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos