Os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não são necessariamente os mesmos onde realizaram a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade nos seguintes casos: os candidatos que fizeram a primeira fase em Sumaré e Valinhos farão a segunda fase em Campinas; aqueles que fizeram a primeira fase em São Bernardo do Campo farão a segunda em Santo André.
A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:
1º dia (16/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões);
2º dia (17/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões);
3º dia (18/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).
Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet: WWW.comvest.unicamp.br, a partir do dia 11 de janeiro. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.
Orientações para a segunda fase:
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13 horas. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais. Nos Estados onde não há ‘horário de verão’, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de 2 horas e 30 minutos.
O que levar para a prova
No dia da prova, é obrigatório apresentar o original do documento indicado na inscrição. Os candidatos deverão levar caneta esferográfica transparente, borracha e uma pequena régua. Só será permitido o uso de caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. Atenção: candidatos que não levaram uma foto colorida 3X4 recente (com nome e número de inscrição anotados no verso) na primeira fase deverão entregá-la impreterivelmente no dia 16 de janeiro, primeiro dia de provas da segunda fase.
Comunicação Social
Comvest-Unicamp