Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Às vésperas do início da segunda fase do Vestibular Unicamp 2011, os canais de comunicação da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) com os vestibulandos recebem um volume grande de mensagens. Afinal, 16 mil candidatos estão aprovados para fazer as provas, que serão realizadas a partir do próximo domingo, em 21 cidades do Brasil, em três dias consecutivos: 16, 17 e 18 de janeiro. Para os candidatos, a interação pode esclarecer dúvidas importantes, além de ajudar na preparação para os exames. Os comentários, dúvidas e sugestões chegam por meio dos telefones, correio eletrônico, redes sociais na internet e pessoalmente (veja ao final do texto os contatos da Comvest). Os mais frequentes são sobre a possibilidade de alteração da cidade de provas, sobre a nota de corte para a segunda fase do vestibular, sobre as provas de habilidades específicas e sobre a segunda opção de curso.
No caso daqueles candidatos que não conseguiram passar para a segunda etapa do processo, a dúvida mais frequente se refere à nota obtida em comparação com a nota de corte para o curso escolhido, bem como os critérios de classificação. A seguir, estão as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos sobre a segunda fase do Vestibular Unicamp.

Alcancei a nota de corte somente em meu curso de segunda opção. Por que não fui aprovado para a segunda fase do vestibular?
R: Porque para a passagem da primeira para a segunda fase apenas é considerado o desempenho obtido pelo candidato no curso escolhido em primeira opção.

Por que a nota de corte para passar para a segunda fase varia de curso para curso?
R: A convocação para a segunda fase é realizada por curso. Em cada curso, são convocados os candidatos que optaram em primeira opção e que obtiveram nota igual ou superior a 54 pontos na prova da primeira fase, em número mínimo de três vezes e máximo de oito vezes o número de vagas do curso. As notas de corte variam justamente em função desses limites.

O candidato pode realizar a segunda fase em cidade diferente daquela onde fez a primeira fase?
R: Não. Todos os candidatos farão as provas da segunda fase na mesma cidade onde fizeram a primeira fase, com exceção dos canditados que escolherem as cidades de Valinhos, São Bernardo do Campo e Sumaré, cuja alocação será a seguinte: os candidatos que optarem por fazer prova nas cidades de Valinhos e Sumaré farão a primeira fase na cidade escolhida (Valinhos ou Sumaré) e a segunda fase, obrigatoriamente, em Campinas. Os candidatos que optarem por fazer prova na cidade de São Bernardo do Campo farão a primeira fase na cidade escolhida (São Bernardo do Campo) e a segunda fase, obrigatoriamente, em Santo André.

O local de provas também será o mesmo da primeira fase?
R: Não necessariamente. Como o número de candidatos para a segunda fase é bem menor, pode ser que em alguns casos haja remanejamento e consequentemente ocorra a mudança do local de realização das provas. Por isso, os candidatos devem ficar atentos ao locais de provas divulgados na página da Comvest na internet.

O que o candidato deve levar para a segunda fase?
R: Os candidatos devem levar documento original de identidade, lápis, caneta esferográfica transparente azul ou preta, borracha e régua pequena. Os candidatos que não levaram a foto 3x4 na primeira fase deverão entregá-la, obrigatoriamente, no primeiro dia de provas da segunda fase (16/1).

Perdi meu documento de identidade. O que devo fazer?
R: Deve levar o Boletim de Ocorrência e outro documento de identidade que contenha foto recente e assinatura.

Qual o horário de início das provas e o tempo de duração?
R: O candidato deve comparecer ao local do exame, preferencialmente com uma hora de antecedência. O ingresso aos locais de prova será permitido até as 13 horas. O tempo máximo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência é de duas horas e trinta minutos a cada dia. Nas cidades brasileiras onde não há "horário de verão", vale o horário local e não o horário de Brasília.

Todo os candidatos precisam fazer todas as provas da segunda fase ou apenas aquelas relacionadas às carreiras escolhidas?
R: No Vestibular Unicamp todos os candidatos fazem as provas de todas as disciplinas na segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos devem ficar atentos às disciplinas prioritárias para seu curso, que têm peso maior no cálculo da nota final. Veja quais são elas na página da Comvest na internet.

Onde é possível encontrar as informações detalhadas sobre as provas de habilidades específicas?
R: As informações sobre os locais e horários estão em disponíveis em: http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/aptidao_horarios.html. Já os programas de cada prova estão em: http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/manual/aptidao.html.

Como entrar em contato com a Comvest
Fones: (19) 3521 7932, (19) 3521 7665
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @unicamp2011
www.comvest.unicamp.br