Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O concluinte com melhor desempenho em Engenharia Civil, entre as instituições de ensino superior do Estado, em 2010, é da Universidade Federal do Pará (UFPA). O feito é de Ana Carolina Franco Rocha, do campus de Tucuruí, que foi agraciada com o prêmio Professor João Maria de Lima Paes, concedido, anualmente, pelo Clube de Engenharia do Pará. Após análise de históricos escolares dos concluintes indicados pelas instituições, e da equalização entre conceitos e notas dessas diferentes escolas, o maior resultado foi de Ana Carolina, que recebeu excelente em todas as disciplinas, do início ao fim do curso. Instituído em 2006 e, desde então, só agraciando alunos de faculdades particulares, o prêmio que, desta vez, vai para uma aluna de uma universidade pública, foi criado por iniciativa do engenheiro civil Lutfala de Castro Bitar.
“O prêmio Professor João Maria de Lima Paes é uma homenagem ao ilustre engenheiro que dá nome à honraria, um professor e diretor da Escola de Engenharia do Pará. É destinado ao formando do curso de engenharia civil com melhor desempenho entre aqueles que estão concluindo o referido curso, dentre todas as instituições de ensino superior que o mantém regularmente”, explica o vice-presidente do Clube de Engenharia, Sérgio Lisboa.

Anualmente, o Clube de Engenharia do Pará, entidade de classe fundada em 1919, homenageia quatro destaques profissionais na área da engenharia. Estas homenagens são concretizadas sob formas das comendas Velho Mestre e Destaque Científico; do título Engenheiro do Ano; e dos Prêmios Professor Seihó Gushi e Professor João Maria de Lima Paes, para os melhores alunos concluintes dos cursos de Engenharias Mecânica e Civil, respectivamente.

Seleção - A escolha é feita por uma comissão, presidida pelo Diretor Técnico-Cultural do Clube de Engenharia do Pará, outros membros da Diretoria e representantes das instituições de ensino superior em engenharia."Ana Carolina já acumulava conceito excelente em todas as disciplinas até então cursadas, e foi por meio  de professores do Instituto de Tecnologia (Itec) da UFPA que ela obteve as primeiras informações sobre o importante prêmio, o que a motivou ainda mais nos estudos, até ser coroada com o conceito máximo em todas as disciplinas do curso de engenharia civil", explica o professor Albert Gabbay.

Segundo a estudante, os professores do curso garantiram que o currículo dela trata-se do melhor, ao longo da história do curso de Engenharia Civil da Federal Paraense. Depois da avaliação dos professores, ocorreu o processo formal de seleção, sob a coordenação do Clube de Engenharia do Pará, o qual, por meio de criteriosa análise comparativa do currículo e desempenho acadêmico dos candidatos, confirmou o prêmio de 2010 para Ana Carolina, representante da UFPA – Campus de Tucuruí.

“O prêmio visa incentivar o aluno na sua vida acadêmica. O estímulo não é monetário. Ele é o reconhecimento do meu esforço como aluna, e um incentivo para a minha vida profissional, pois, a partir de agora, preciso me dedicar ainda mais, visto que só com muita dedicação e estudo podemos fazer um trabalho de qualidade”, comenta Ana Carolina.

Só concorrem alunos concluintes, e Ana é da primeira turma de Engenhara Civil da UFPA em Tucuruí. A estudante afirma que o prêmio representa muito para o campus, principalmente por se tratar de uma unidade do interior do Estado. “Isso mostra que aqui (em Tucuruí), nosso curso tem um olhar voltado para a qualidade em todos os aspectos, de professores até os resultados, depois da graduação.”

Assessoria de Comunicação UFPA