“O prêmio Professor João Maria de Lima Paes é uma homenagem ao ilustre engenheiro que dá nome à honraria, um professor e diretor da Escola de Engenharia do Pará. É destinado ao formando do curso de engenharia civil com melhor desempenho entre aqueles que estão concluindo o referido curso, dentre todas as instituições de ensino superior que o mantém regularmente”, explica o vice-presidente do Clube de Engenharia, Sérgio Lisboa.
Anualmente, o Clube de Engenharia do Pará, entidade de classe fundada em 1919, homenageia quatro destaques profissionais na área da engenharia. Estas homenagens são concretizadas sob formas das comendas Velho Mestre e Destaque Científico; do título Engenheiro do Ano; e dos Prêmios Professor Seihó Gushi e Professor João Maria de Lima Paes, para os melhores alunos concluintes dos cursos de Engenharias Mecânica e Civil, respectivamente.
Seleção - A escolha é feita por uma comissão, presidida pelo Diretor Técnico-Cultural do Clube de Engenharia do Pará, outros membros da Diretoria e representantes das instituições de ensino superior em engenharia."Ana Carolina já acumulava conceito excelente em todas as disciplinas até então cursadas, e foi por meio de professores do Instituto de Tecnologia (Itec) da UFPA que ela obteve as primeiras informações sobre o importante prêmio, o que a motivou ainda mais nos estudos, até ser coroada com o conceito máximo em todas as disciplinas do curso de engenharia civil", explica o professor Albert Gabbay.
Segundo a estudante, os professores do curso garantiram que o currículo dela trata-se do melhor, ao longo da história do curso de Engenharia Civil da Federal Paraense. Depois da avaliação dos professores, ocorreu o processo formal de seleção, sob a coordenação do Clube de Engenharia do Pará, o qual, por meio de criteriosa análise comparativa do currículo e desempenho acadêmico dos candidatos, confirmou o prêmio de 2010 para Ana Carolina, representante da UFPA – Campus de Tucuruí.
“O prêmio visa incentivar o aluno na sua vida acadêmica. O estímulo não é monetário. Ele é o reconhecimento do meu esforço como aluna, e um incentivo para a minha vida profissional, pois, a partir de agora, preciso me dedicar ainda mais, visto que só com muita dedicação e estudo podemos fazer um trabalho de qualidade”, comenta Ana Carolina.
Só concorrem alunos concluintes, e Ana é da primeira turma de Engenhara Civil da UFPA em Tucuruí. A estudante afirma que o prêmio representa muito para o campus, principalmente por se tratar de uma unidade do interior do Estado. “Isso mostra que aqui (em Tucuruí), nosso curso tem um olhar voltado para a qualidade em todos os aspectos, de professores até os resultados, depois da graduação.”
Assessoria de Comunicação UFPA