
Batizado de Brafagri (Brasil-França-Agricultura), o programa visa fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e medicina veterinária de universidades dos dois países. Ele é realizado por uma parceria entre o Ministério da Educação brasileiro e o Ministério da Agricultura e Pesca francês, com apoio dos Ministérios de Ensino Superior e de Pesquisa do país europeu.
As propostas foram avaliadas e aprovadas pelos ministérios e pelas universidades que receberão os alunos. “Os professores coordenadores de cada projeto as produziram em contato direto com pesquisadores dessas instituições”, salienta a assessora Izabel Cristina Takitane, da Arex.
Entre os projetos na área de Agronomia, o professor Odair Aparecido Fernandes, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal, elaborou o “Programa de intercâmbio Brasil-França para a internacionalização e o aprimoramento da formação de graduação em ciências agrárias, alimentares e aquicultura”. O agrônomo Waldemar Gastoni Venturini Filho, da Faculdade de Ciências Agronômicas, câmpus de Botucatu, desenvolveu a proposta “Internacionalização para a complementariedade e desenvolvimento de formações nas áreas de ciências agronômicas agroalimentares e do meio ambiente”.
Em Medicina Veterinária, a professora Jane Megid, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, câmpus de Botucatu, preparou o texto “Internacionalização e expansão do conhecimento em saúde animal e saúde pública veterinária entre o Brasil e França”. E o professor Áureo Evangelista Santana, da FCAV, escreveu o projeto “Programa de intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a França nos domínios da medicina veterinária, nutrição e produção animal”.
Além dessas iniciativas, a Unesp participa, desde 2006, do projeto da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), também na área de Agronomia. “Para esse edital, incentivamos nossos docentes e buscamos parcerias com as instituições francesas", diz Izabel. "Dessa forma, conseguimos fortalecer esse processo de internacionalização."
Assessoria de Comunicação e Imprensa Unesp