Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Unemat abrirá duas novas turmas de graduação da Faculdade Indígena Intercultural. As turmas que totalizam 100 vagas serão financiadas pela Secretaria de Educação(Seduc) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e atenderão professores indígenas do Estado de Mato Grosso. Para a pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, Ana Maria Di Renzo, a abertura das novas turmas vêm atender a demanda do Estado no âmbito da Educação Escolar Indígena. A pró-reitora também destaca o compromisso da instituição em promover a educação superior respeitando a diversidade étnico-cultural presente em nosso estado.
O ato que autoriza a abertura do vestibular indígena será assinado na próxima segunda-feira (10), a partir das 8h00 no campus da Unemat em Barra do Bugres pelo reitor da Unemat, Adriano Silva, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia(Secitec) Eliene José de Lima, pela secretária de Estado de Educação (Seduc) Rosa Neide Sandes de Almeida, pela pró-reitora da Ensino e Graduação da Unemat , pelo coordenador do campus da Unemat em Barra do Bugres, Flávio Teles Carvalho, e pelo coordenador da Faculdade Indígena, Elias Januário. O ato será realizado durante a aula inaugural do curso de especialização em Educação Escolar Indígena ofertado pela Unemat em parceria com a Secitec.

Participam da solenidade autoridades políticas do município de Barra do Bugres e representante da Fundação Nacional do Índio, Funai, que são parceiros na concretização dos cursos.

Pioneirismo

A Unemat foi instituição  pioneira na oferta da graduação específica e diferenciada para alunos índios na América Latina. Sediada no campus da Unemat em Barra do Bugres , a Faculdade Indígena Intercultural começou suas atividades em 2001 ainda como projeto Terceiro Grau Indígena e já formou 396 professores indígenas nos cursos de Ciências Sociais; Língua, Artes e Literatura e Ciências Matemática e da Natureza.

Além dos cursos graduação a Unemat proporciona a formação continuada para professores índios por meio do curso de especialização em Educação Escolar Indígena. A nova turma é formada por 54 alunos que pertencem a 16 etnias de Mato Grosso . Destes 49 foram graduados pela Faculdade Indígena Intercultural.

Assessoria de Comunicação-UNEMAT