Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Diretora de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), Paula Branco de Mello, estará na PUCRS para participar da formatura da Faculdade de Direito, que conta com sete bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Entre eles está Graciela Duarte Boeira, que conquistou Láurea Acadêmica do curso. A cerimônia de formatura dessa turma será nesta quinta-feira, 6 de janeiro, às 20h, no Centro de Eventos da Universidade, no prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A PUCRS também confere a Láurea Acadêmica aos bolsistas do ProUni de outros cursos: Tiago Avila Camargo (bacharelado e licenciatura de Filosofia), Fernanda Krentz Machado Azevedo (Psicologia) e Rita Andresa da Costa Feula (Serviço Social), que conquistaram a distinção graças ao bom desempenho e critérios definidos para a entrega da honraria.
A instituição tem, atualmente, 3.617 alunos que frequentam a PUCRS graças à bolsa ProUni e 1.072 diplomados pelo Programa.

O que é a Láurea Acadêmica

A distinção é conferida ao aluno que concluir o curso de graduação plena, com coeficiente de rendimento igual ou superior a 8,5 (oito e meio) nas seguintes condições:

  • Nenhum grau inferior a 8
  • Pelo menos 2/3 de graus finais iguais ou superiores a 9
  • Todo o curso feito na PUCRS, com exemplar procedimento e sem interrupção, salvo trancamento de matrícula

O que é o ProUni *

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, o convênio de estágio MEC/Caixa e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

O ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2010, 748 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais. Desde 2007, o ProUni - e sua articulação com o Fies - é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Assim, o Programa Universidade para Todos, somado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a oferta de educação superior até 2011 para, pelo menos, 30% dos jovens de 18 a 24 anos.

* Informações do site do MEC (prouniportal.mec.gov.br)

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM