O Parque Tecnológico de São José dos Campos abriga, além de empresas de base tecnológica, a Faculdade de Tecnologia, o Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), a Embraer, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Nos últimos cinco anos, a Secretaria de Desenvolvimento investiu mais de R$ 7,5 milhões em obras e equipamentos para o PqTec SJC. Parte desses recursos estão sendo investidos na construção de um condomínio de empresas, com cerca de 5 mil m² de área útil.
O novo espaço deverá abrigar empresas de base tecnológica, nas áreas de equipamentos eletrônicos, aeronáutica, automação, componentes eletrônicos, energia, saúde, software house, tecnologia de geoinformação e web design. Além disso, foram investidos recursos na implantação da Fatec e do futuro Laboratório de Estruturas Leves do IPT.
Criado pelo governo do Estado de São Paulo para dar apoio e suporte à formação de parques tecnológicos, o SPTec tem como objetivo atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica.
No Estado de São Paulo existem hoje 30 iniciativas dessa natureza, sendo 18 já com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (Pólo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos (ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São Paulo (USP Jaguaré e Zona Leste) e Sorocaba.
Mais informações: www.desenvolvimento.sp.gov.br/cti/parques
Agência FAPESP