Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O reitor da Unesp Herman Voorwald, professor da Faculdade de Engenharia, câmpus de Guaratinguetá, foi empossado hoje (05/01) como secretário de Estado da Educação de São Paulo. Suas prioridades são valorizar a carreira dos profissionais de educação e reorganizar o ensino fundamental de nove anos. “Educação se conquista com o compromisso de todos e, além disso, com o reconhecimento do desempenho de cada um”, afirmou em discurso na sede da secretaria, em São Paulo. O secretário mencionou sua experiência de trinta anos na educação superior. Para ele, o sucesso das universidades paulistas foi conquistado com o trabalho dos servidores na formação dos estudantes e com a excelência da pesquisa. Herman solicitou a colaboração dos reitores de Unicamp e USP para se engajarem também na educação básica.
Secretário adjunto

Na ocasião assumiu como secretário adjunto o professor João Cardoso Palma Filho (à dir. na imagem), do Instituto de Artes (IA) da Unesp, câmpus da Barra Funda. Ele já atua como Conselheiro do Conselho Estadual de Educação e está encarregado das questões pedagógicas do ensino estadual paulista.

Entre outras atividades, o trabalho de secretário adjunto envolve a reorganização do ensino fundamental, a qualificação do magistério e a formação continuada. “Todas essas propostas serão planejadas neste ano de 2011, com o recolhimento de sugestões dos profissionais que atuam na rede e suas respectivas análises”, explicou Palma Filho.

Continuidade

No dia 31 de dezembro Herman afastou-se do cargo de reitor da Unesp, no qual tomou posse em 14 de janeiro de 2009 para exercer um mandato de quatro anos. A reitoria vem sendo exercida, desde 1º de janeiro deste ano, pelo vice-reitor Julio Cezar Durigan.

De acordo com o reitor em exercício, a Universidade não sofrerá o impacto da mudança, uma vez que o atual plano de gestão, que tem como diretriz o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é uma iniciativa planejada em conjunto e discutida pela comunidade. “As metas e enfoques priorizados no programa de gestão seguirão normalmente”, enfatizou.

“O professor Durigan, meu amigo e companheiro de equipe, com sua competência e experiência, compartilha comigo os mesmos princípios e valores e nutre pela instituição o mesmo respeito que eu tenho,” enfatizou o secretário Herman.

UNESP Assessoria de Comunicação e Imprensa