Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inicia na próxima segunda-feira, 3 de janeiro de 2011, o segundo semestre de formação de docentes da rede pública que participam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Nesta nova etapa as aulas serão ministradas pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), que congrega os cursos de licenciaturas da universidade. Outra novidade é a implementação de cinco turmas do Parfor no município de Almeirim, que serão coordenadas pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) a partir de janeiro.
Em apenas seis meses de parceria com o Parfor, a Ufopa já conta com 1.300 alunos que atuam como professores leigos no Oeste do Pará. Eles cursam licenciaturas em pedagogia, letras (português e inglês), história e geografia, química e biologia, e matemática e física, nos municípios de atuação da universidade. A primeira etapa foi realizada no período de julho a dezembro de 2010 pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que ministrou o semestre inicial, denominado Formação Interdisciplinar I, destinado a todos os alunos que ingressam na Universidade. "No primeiro semestre os alunos foram bem sucedidos. O modelo interdisciplinar foi bem aceito tanto pelos alunos quanto pelos professores", afirma a coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Terezinha Pacheco.

Nesta segunda fase serão ministradas duas disciplinas do módulo de Formação Interdisciplinar II, que são comuns a todos os alunos: libras e psicologia da educação. "As demais disciplinas serão específicas de cada curso, com um total de 240 horas de aula", explica a diretora do ICED, Fátima Lima. São elas: "história e filosofia da educação" e "sociologia da educação" (pedagogia); "leitura e produção textual i" e "educação linguística e letramento" (letras); "introdução à história" e "evolução do pensamento geográfico" (geografia e história); "funções" e "física conceitual" (física e matemática); "ecologia básica" e "instrumentação" (biologia e química).

As aulas serão realizadas até o dia 5 de fevereiro, de segunda à sábado, nos seguintes locais: em Santarém, no Campus Tapajós (Pedagogia, Biologia e Química, Matemática e Física) e no Campus Rondon (Geografia e História, Português e Inglês); Campus da Ufopa em Oriximiná; Escola Municipal Prof. Orlando Costa, em Monte Alegre; Escola Estadual Beatriz do Vale, em Alenquer; Escola Municipal Azelinda Guimarães, em Juruti; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inglês de Sousa, em Óbidos; Escola A Mão Cooperadora, em Itaituba; e Escola de Ensino Fundamental Prof. Raimundo Nonato dos Santos, em Almeirim. Já no período de 5 a 11 de abril será realizada a disciplina "Seminário Integrador de Pedagogia de Projetos", voltada para a produção de projetos interdisciplinares.

(Fonte: Comunicação/Ufopa)
(Assessoria de Imprensa da Capes)