Em apenas seis meses de parceria com o Parfor, a Ufopa já conta com 1.300 alunos que atuam como professores leigos no Oeste do Pará. Eles cursam licenciaturas em pedagogia, letras (português e inglês), história e geografia, química e biologia, e matemática e física, nos municípios de atuação da universidade. A primeira etapa foi realizada no período de julho a dezembro de 2010 pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que ministrou o semestre inicial, denominado Formação Interdisciplinar I, destinado a todos os alunos que ingressam na Universidade. "No primeiro semestre os alunos foram bem sucedidos. O modelo interdisciplinar foi bem aceito tanto pelos alunos quanto pelos professores", afirma a coordenadora geral do Parfor na Ufopa, Terezinha Pacheco.
Nesta segunda fase serão ministradas duas disciplinas do módulo de Formação Interdisciplinar II, que são comuns a todos os alunos: libras e psicologia da educação. "As demais disciplinas serão específicas de cada curso, com um total de 240 horas de aula", explica a diretora do ICED, Fátima Lima. São elas: "história e filosofia da educação" e "sociologia da educação" (pedagogia); "leitura e produção textual i" e "educação linguística e letramento" (letras); "introdução à história" e "evolução do pensamento geográfico" (geografia e história); "funções" e "física conceitual" (física e matemática); "ecologia básica" e "instrumentação" (biologia e química).
As aulas serão realizadas até o dia 5 de fevereiro, de segunda à sábado, nos seguintes locais: em Santarém, no Campus Tapajós (Pedagogia, Biologia e Química, Matemática e Física) e no Campus Rondon (Geografia e História, Português e Inglês); Campus da Ufopa em Oriximiná; Escola Municipal Prof. Orlando Costa, em Monte Alegre; Escola Estadual Beatriz do Vale, em Alenquer; Escola Municipal Azelinda Guimarães, em Juruti; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inglês de Sousa, em Óbidos; Escola A Mão Cooperadora, em Itaituba; e Escola de Ensino Fundamental Prof. Raimundo Nonato dos Santos, em Almeirim. Já no período de 5 a 11 de abril será realizada a disciplina "Seminário Integrador de Pedagogia de Projetos", voltada para a produção de projetos interdisciplinares.
(Fonte: Comunicação/Ufopa)
(Assessoria de Imprensa da Capes)