As universidades pretendem apoiar programas conjuntos de pesquisa e projetos de excelência e promover o intercâmbio dos seus membros em diversas áreas de pesquisa, como saúde cardiovascular, saúde pública, biociências, materiais, química, ciências sociais, ciência política, sociologia, envelhecimento e sustentabilidade.
“A formação do consórcio entre essas quatro importantes universidades de continentes diferentes é fundamental para fortalecer o intercâmbio e favorecer a mobilidade”, disse Adnei Melges de Andrade, vice-reitor Executivo de Relações Internacionais da USP.
“O mundo do ensino superior está povoado por grandes consórcios e a ideia dessa parceria é formar algo mais compacto e com ênfase nas atividades, mas também mais global”, explicou o professor Colin Grant, que exerce função equivalente à de pró-reitor de Relações Internacionais na University of Surrey.
As quatro universidades planejam a realização de um evento em conjunto em formato de colóquio, em setembro de 2011, na USP, para promover um diálogo multidisciplinar com a participação de quatro ou cinco membros de cada instituição. Uma delegação do Reino Unido visitará a USP em março como preparação para o evento.
A FAPESP e a Universidade de Surrey estão com chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores aberta até o dia 15 de fevereiro de 2011. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo, responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepid).
A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. O período de atividade do intercâmbio, de até 24 meses, deve estar contido na duração do projeto apoiado pela FAPESP. Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/surrey.
Agência FAPESP