O prazo de entrega dessa documentação será entre 4 e 11 de janeiro de 2011, nas secretarias dos campi onde será realizado o concurso. O edital do concurso prevê que as mesmas regras estabelecidas para a UFPA valem para o processo diferenciado para indígenas, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a qual reservará 50 vagas de seu Vestibular 2011 a esses candidatos para admissão no semestre inicial do próximo ano letivo, intitulado Formação Interdisciplinar I, comum e obrigatório a todos os ingressantes em nível de graduação. A seleção será executada pelo CEPS.Confira aqui o edital.
Seleção - No ato da inscrição, o candidato indígena deve optar por uma das duas instituições de ensino superior, UFPA ou UFOPA, em que pretende ingressar. A seleção será composta de duas etapas, semelhante ao processo que foi aplicado no ano passado: uma prova de Língua Portuguesa (Redação) e uma entrevista com análise de histórico escolar. Os critérios de pontuação e classificação dos candidatos ainda não foram detalhados pelas comissões avaliadoras das Universidades. A aplicação da prova de Língua Portuguesa (Redação) ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2011. As entrevistas individuais (com análise de histórico escolar do ensino médio), referentes à segunda fase, ocorrerão ao longo dos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2011.
Assim como em 2010, foram acrescidas duas vagas em cada curso de graduação oferecido nos diversos campi da UFPA para candidatos que comprovarem pertencimento a etnias indígenas.
Locais de prova - As provas serão aplicadas no Campus da UFOPA em Santarém e nos campi da UFPA em Belém, Altamira e Marabá. O candidato indígena que optar por concorrer às vagas ofertadas pela UFOPA terá que, obrigatoriamente, realizar a prova no Campus UFOPA-Santarém. Da mesma forma, é imprescindível que o candidato indígena que optar por concorrer à vaga na UFPA realize o exame em um dos campi da Universidade.
Assessoria de Comunicação da UFPA