
O Enade faz parte do sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e mede o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conteúdos, habilidades e competências. Os números são preliminares.
Os indicadores que o exame apura são conhecidos como conceitos Enade, IDD e CPC (Conceito Preliminar de Curso), além do IGC, que é o Índice Geral de Cursos da Instituição.
O conceito Enade vai de 1 a 5 e é calculado para cada curso a partir da obtenção da nota média dos alunos que estão concluindo a graduação.
O IDD é o indicador da diferença entre os desempenhos esperado e observado.
O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é calculado para cada curso e combina diversas medidas relativas à qualidade do curso, como informações de infraestrutura e instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e corpo docente, mais desempenho obtido pelos estudantes concluintes e ingressantes; e os resultados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).
O curso de Administração de Tubarão conquistou um triplo 4 na avaliação. A Administração em Tubarão, no Ensino a Distância, também registrou um triplo 4.
Ciências Contábeis, de Tubarão, Ciências Contábeis a distância (Tubarão), Jornalismo (Tubarão), Turismo, de Florianópolis, Turismo em Gestão Hoteleira, de Florianópolis, Turismo no ensino a distância (Tubarão), Direito, de Içara, Design (Florianópolis), Tecnologia em Design de Moda (Florianópolis), Tecnologia em Gestão Financeira do ensino a distância (Tubarão), Tecnologia em Marketing (Tubarão), Tecnologia em Marketing e Vendas no ensino a distância (Tubarão), Tecnologia em Moda (Florianópolis) também receberam, num ou noutro critério, pelo menos uma nota 4, o que é bem expressivo.
Administração em Palhoça, Administração em Braço do Norte, Ciências Contábeis em Araranguá, Jornalismo em Palhoça e Psicologia em Tubarão conquistaram um triplo 3.
Cursos com nota 3 em um ou outro critério: Administração em Araranguá, Administração em Imbituba, Ciências Contábeis em Palhoça, Ciências Contábeis em Braço do Norte, Publicidade e Propaganda em Palhoça e em Tubarão, Tecnologia em Design de Moda de Tubarão, Tecnologia em Gastronomia de Florianópolis, Tecnologia em Gestão Empresarial de Braço do Norte, Tecnologia em Moda, de Tubarão, Tecnologia em Processos Gerenciais, em Içara e em Braço do Norte.
Também conquistaram pelo menos um conceito 3 os cursos de Direito em Tubarão, Araranguá, unidade Trajano em Florianópolis, Direito Norte da Ilha, Direito em Tubarão no ensino a distância; Psicologia em Palhoça e em Araranguá; e Relações Internacionais em Tubarão.
Cursos de 1.695 instituições de ensino superior foram avaliados. No total, 6.804 cursos das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os cursos superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
SAIBA MAIS
O conceito Enade vai de 1 a 5 e é calculado para cada curso a partir da obtenção da nota média dos alunos que estão concluindo a graduação.
O IDD é o indicador da diferença entre os desempenhos esperado e observado. Sabe-se que a diferença entre os desempenhos no Enade de alunos egressos de dois cursos de graduação de duas instituições distintas não depende somente das diferenças de qualidade entre esses cursos. As diferenças em relação ao perfil dos alunos de ambos os cursos ao ingressar no ensino superior também influenciam as diferenças nos resultados. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados médios obtidos pelos concluintes das demais instituições que possuem estudantes ingressantes de perfil semelhante ao seu. Para tanto, o IDD, como o próprio nome já diz, é resultante da diferença entre o desempenho médio obtido no Enade pelos alunos concluintes de um curso e o desempenho médio que era esperado para esses mesmos alunos, dadas as informações existentes sobre o perfil dos ingressantes desse curso. Os fatores que determinam o desempenho médio dos estudantes concluintes de um determinado curso podem ser separados, por hipótese, em três parcelas: a primeira determinada pelas características de ingresso destes alunos concluintes em termos de aprendizagem; outra determinada pela qualidade da formação oferecida pelo curso e, por fim, um termo de erro que capta os outros elementos que afetam o desempenho do aluno.
O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é calculado para cada curso e combina diversas medidas relativas à qualidade do curso, como informações de infraestrutura e instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e corpo docente, mais desempenho obtido pelos estudantes concluintes e ingressantes; e os resultados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ao todo são oito componentes, oito medidas de qualidade do curso. Todas as medidas originais referentes a esses componentes são padronizadas e transformadas em notas entre 0 e 5.
C&M - Comunicação e Marketing da Unisul
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina