A principal diferença entre as graduações é que a Biologia forma o profissional para trabalhar na academia e a Biotecnologia pretende formar empreendedores, que não se envolvam apenas em pesquisas. “Os biotecnólogos transformam organismos vivos em produtos”, explica a coordenadora. Esse profissional precisa aliar características que vão além da formação de um biólogo. “Ele tem que entender da parte biológica, conhecer o mercado e saber conversar com os empresários.”
EXPECTATIVA - Sara Dahdah tem 20 anos e há um ano e meio estuda para passar no vestibular da UnB. Nos duas últimas tentativas escolheu Medicina, o curso tradicionalmente mais concorrido da universidade. No próximo vestibular fará Biotecnologia. “Eu gosto da parte de medicina genética e a Biotecnologia permite que eu trabalhe com saúde”, explica. Sara está animada para conhecer os professores da Biologia Molecular. “Meus professores do cursinho falam que eles são excelentes”, conta.
Já o candidato João Gabriel Albuquerque não sabe bem o que é a Biotecnologia. “Só sei que é uma união da Química com a Biologia, que são as matérias que mais gosto.” Aos 17 anos ele está decidido pelo curso, mesmo se não passar no 1º vestibular de 2011, não vai desistir. “O mercado é promissor. Posso trabalhar em laboratórios, recolhendo material genético de animais, e também em indústrias”, conta.
João vai encontrar suas disciplinas preferidas logo no primeiro semestre do curso. Terá aulas de Biologia Evolutiva, Métodos em Ciências Biológicas, Seminários em Biologia e Química Orgânica. Já a Introdução à Biotecnologia será ministrada somente no segundo semestre. (Confira a grade curricular abaixo). As matérias específicas passam a ser maioria a partir do 5º semestre.
CENTRO DE BIOTECNOLOGIA – A UnB já recebeu R$ 8 milhões para a implantação de um Centro de Biotecnologia, que deve ficar pronto em 2013. “Todos pensam que o centro e a graduação vão funcionar juntos, mas são coisas separadas e com finalidades diferentes”, esclarece a coordenadora da graduação em Biotecnologia. “O centro será um lugar para pesquisadores que vão desenvolver produtos. Tudo o que sair do centro será transformado em produto. Isso precisa ficar claro”, explica Lídia.
Os alunos da graduação poderão trabalhar no local apenas quando estiverem no Estágio Profissional em Biotecnologia, último semestre do curso. “As empresas que fecharem contrato com o centro poderão precisar de mão de obra na área. Será nesse momento que os alunos do oitavo semestre poderão trabalhar nos laboratórios”, conta.
GRADE CURRICULAR DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
1º Semestre
Cálculo I - 6C
Biologia Evolutiva - 2C
Química Orgânica - 4C
Métodos em Ciências Biológicas - 2C
Seminários em Biologia - 2C
Filosofia e História das Ciências - 2C
2º Semestre
Diversidade Vegetal - 4C
Diversidade Animal - 4C
Fundamentos de Física - 4C
Citologia - 4C
Introdução à Biotecnologia - 2C
Química Analítica - 4C
3º Semestre
Ecologia I - 4C
Bioquímica Fundamental - 6C
Delineamento Experimental e Análise de Dados - 2C
Fisiologia - 4C
Instrumentação Científica em Biologia - 4C
4º Semestre
Biologia Molecular - 4C
Microbiologia - 4C
Biofísica - 4C
Fundamentos de Fisiologia Vegetal - 6C
Metabolismo e Regulação Metabólica - 2C
5º Semestre
Genética - 4C
Imunologia - 2C
Engenharia Genética - 6C
Tecnologia Enzimática - 4C
Microbiologia Aplicada - 4C
Nanobiotecnologia - 2C
6º Semestre
Princípios de Farmacologia - 4C
Empreendedorismo e Análise de Mercado em Biotecnologia - 4C
Tecnologia de Bioprocessos e Fermentação - 6C
Bioinformática - 4C
Imunologia Aplicada - 4C
7º Semestre
Elaboração de Projetos Biotecnológicos - 2C
Redação Científica - 2C
Legislação, Patentes e Propriedade Industrial - 2C
Biossegurança - 2C
Boas Práticas de Laboratório e de Fabricação - 2C
8º Semestre
Estágio Profissional em Biotecnologia - 12C
UnB Agência