Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Em entrevista ao Portal UnB, Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe, oferece conselhos de última hora aos 24.189 candidatos que disputam as 1.999 vags da UnB. Portela alerta que os candidatos devem verificar o local onde irão fazer o vestibular e chegar com uma hora de antecedência, levando documento de identidade original com foto e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de dezembro, sábado e domingo, às 13h, e têm duração de cinco horas. Os candidatos só poderão sair com os cadernos de questões 15 minutos antes do término da prova. A graduação em Biotecnologia, novidade no primeiro semestre de 2011, é o 14º mais concorrido no vestibular da UnB (leia mais aqui).
Quais as recomendações para os candidatos que irão fazer o 1º vestibular de 2011?
O mais importante é achar o local de prova. Acontece muitas vezes de um candidato estar na escola e não saber qual é a sala. Se ele já sabe qual será a sala, basta perguntar onde ela fica que os vigilantes poderão indicar.

O que não pode faltar na hora da prova?
Documento de identidade original com foto. A gente insiste nisso, mas é muito frequente que eles cheguem sem o documento. Aí é aquele estresse todo e eles acabam jogando fora toda a preparação para a prova por causa de um documento. Além disso, não devem esquecer a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Quais as características da prova que os candidatos devem levar em conta para um bom desempenho?
É importante a leitura cuidadosa das questões. A característica principal das provas do Cespe é que são provas de leitura, com contextualização. Todos os textos permitem o envolvimento do aluno com aquilo que é avaliado na prova. Se o candidato faz a prova na ordem, é mais provável que ele se envolva. A prova não é feita para sair jogando ao acaso. Se tem um item 1 é porque a gente espera que o aluno comece do item 1. Mas não se pode afirmar que quem não seguir essa sequência não terá uma boa nota.

Como o candidato deve distribuir as cinco horas de prova em cada dia?
É importante que o candidato dimensione o tempo. A prova de redação exige dedicação, ainda mais que a nota de corte ficou maior, agora são 4 pontos. Fora isso é importante que ele pense que, depois de fazer a prova, ele ainda tem de transcrever o rascunho para a folha de texto definitivo. O tempo de passar as marcações para a folha de resposta varia de aluno para aluno, mas a gente estima que cada candidato deve reservar cerca de meia hora para fazer a transcrição e a marcação.

O que o candidato deve fazer quando encontrar uma questão que ele não sabe responder?
Definitivamente não chutar. Existe uma mensagem explícita quando se diz que a prova tem apenação. O objetivo principal é coibir o chute. Isso é recomendado explicitamente na prova.

Como será a avaliação das questões abertas?
Mesmo sendo uma questão de resposta aberta, vai depender de como ela está sendo apresentada. Pode ser que uma resposta não seja tão aberta assim e, em outra, seja mais. Com certeza, o desenvolvimento da questão será levado em consideração. Não é como uma questão do tipo A, B ou C, que ou é ou não é. Essa tem uma gradação que vai do 0 até os 3 pontos.

Quais as especificidades das provas do sábado e do domingo? Há estratégias diferentes para a prova de cada dia?
O cuidado tem que ser o máximo e o mesmo para todas as partes da prova. O que posso recomendar é que o candidato não deve avaliar a prova pensando só em uma disciplina. Ele precisa ter um pensamento integral. A avaliação deve explorar essa abordagem integral. O candidato deve pensar em como usar o que aprendeu para julgar o que está sendo apresentado.

Quais os cuidados que os candidatos devem ter para fazer uma boa prova?
É bom levar uma garrafa de água. Como a prova começa às 13h, ele precisa fazer uma alimentação adequada antes desse horário. A gente não recomenda fazer a prova sem almoçar. Também é interessante levar uma barra de cereal e usar roupas confortáveis. Além disso, é importante chegar uma hora antes. Pode haver engarrafamentos entre a casa do aluno e o local de prova. Minha sugestão é sair com antecedência e até mesmo passar antes no lugar para conhecer. Há locais de prova que são grandes e o candidato pode levar de 15 a 20 minutos para achar a sala. São coisas que parecem pequenas, mas no final, dependendo das circunstâncias podem fazer o aluno perder o vestibular.

UnB Agência