Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unesp-logo"Sou unespiano há mais de 30 anos. Saio do cargo com tristeza, pois fui eleito com 67% dos votos da comunidade, mas com a convicção de que a Universidade está em seu avanço constante, norteada pela qualidade de seu ensino, pesquisa e extensão", disse o reitor da Unesp, Herman Voorwald, hoje (17/12). O pronunciamento foi realizado na cerimônia em que foi apresentado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, como novo secretário de Estado da Educação. Voorwald aceitou o convite feito pelo governador no último dia 16. Com a vacância do cargo de reitor, assume a reitoria da Universidade o atual vice-reitor, Julio Cezar Durigan. "Tenho plena confiança no meu amigo e companheiro, professor Durigan, que assumirá a reitoria da Unesp", afirmou o reitor.
Para o novo secretário, o professor será prioridade. Ele declarou que trabalhará pela qualidade do ensino no Estado, enfatizando o constante aprimoramento dos educadores da rede estadual.

O governador eleito destacou a importância das universidades estaduais paulistas para a ciência brasileira e para a melhoria da educação. Voorwald enfatizou ainda que o Estado de São Paulo tem as melhores universidades do Brasil e tem condições de ter também o melhor ensino fundamental e médio do país. 

Avanços

A Unesp vem firmando-se como uma das principais instituições de ensino superior do país e contabiliza avanços nas áreas de graduação, pós-graduação e pesquisa. O número de programas de pós-graduação da Universidade considerados de excelência subiu de 6 para 12, e os com conceito mínimo caíram de 23 para 14 (40% menos), de acordo com avaliação realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação. Os dados anunciados em setembro são referentes ao triênio 2007-2009.

O Relatório Unesco sobre Ciência, divulgado em novembro último, aponta a Unesp como a segunda universidade brasileira em número de artigos de nível internacional publicados em 2009. Foram 2.782 estudos, o equivalente a 8% da produção científica nacional.

Na edição de 2010 do Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo (ARWU, sigla em inglês), realizado pela Universidade Jiao Tong, de Xangai, na China, publicado em agosto, a Unesp aparece no grupo que vai da posição 301ª à 400ª. O ranking de Xangai, como é conhecido, apresenta também a classificação regional e nacional, em que a Unesp aparece no conjunto 134º a 162º, das Américas, e 3º a 5º, no Brasil. Seu critério principal é a quantidade de artigos incluídos nos periódicos indexados em bases internacionais, no ano anterior. A Universidade publicou 1.385 trabalhos em 2009, 174 a mais que 2008.

A Unesp também firmou importantes parcerias com órgãos e instituições, como a Petrobras, para a criação do Centro de Geociências Aplicadas ao Petróleo (UNESPetro), inaugurado em novembro, no Câmpus de Rio Claro. O centro atuará na formação de especialistas e no desenvolvimento de pesquisas, com ênfase em rochas carbonáticas, aquelas que formam a camada pré-sal e outros importantes reservatórios petrolíferos brasileiros. Outra cooperação é o projeto das futuras instalações do Instituto de Estudos do Mar, em São Vicente (SP), que tem com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em 2010, a Unesp iniciou o curso semipresencial de Pedagogia em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% de atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais. A formação tem duração de 40 meses – o que equivale a pouco mais de três anos –, com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial).

Internacionalização

Em agosto deste ano, a Unesp firmou acordos de cooperação com cinco universidades africanas de língua portuguesa. A instituição busca estimular o intercâmbio acadêmico, científico e técnico com a Universidade Agostinho Neto, de Angola; a Universidade Lusófona de Cabo Verde; a Universidade Lusófona da Guiné, de Guiné Bissau; a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica, ambas de Moçambique.

Em Pequim, na China, a Universidade recebeu em dezembro o prêmio “Instituto Confúcio do Ano”. A Unesp é a única instituição do Brasil a manter, desde 2008, um Instituto Confúcio, em parceria com a Universidade de Hubei, resultado de convênio com o Governo da República Popular da China. O Instituto oferece cursos de mandarim e de cultura de negócios na China.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 115 programas de pós-graduação. Tem 50,3 mil alunos (35 mil na graduação e 15,3 mil na pós), 3,4 mil professores e 6,9 mil servidores técnico-administrativos.

Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Seu vestibular é um dos maiores do país, e o exame 2011 teve 80.310 candidatos. O contingente de alunos egressos do ensino médio público aprovados nos vestibulares da Unesp é de 36%, em média.

Assessoria de Comunicação e Imprensa