Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a Universidade de Brasília premia os professores que mais colaboraram com o atendimento à imprensa neste ano de 2010. O evento será realizado no Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB, às 12h30, com a presença do reitor José Geraldo de Sousa Junior. Criado há quatro anos pela Secretaria de Comunicação da UnB, o prêmio Pesquisador Parceiro da Imprensa incentiva o diálogo entre a academia e os veículos de comunicação. “A iniciativa é muito importante, a sociedade precisa tomar conhecimento da produção acadêmica”, afirma o professor Isaac Roitman, um dos que serão agraciados com a placa e o troféu neste ano.
Ao todo, 194 professores receberão o título. A lista foi elaborada pelos profissionais da Assessoria de Imprensa da UnB de acordo com o número de entrevistas concedidas pelos mestres e doutores. No mês de outubro, a Universidade de Brasília foi citada em 2.253 reportagens da mídia imprensa e on line, de acordo com relatório da empresa Linear Clipping. A mesma empresa aponta que 98,4% dos textos traziam uma percepção positiva da universidade.

MEDIAÇÃO – O professor Sérgio Kóide, do Departamento de Engenharia Civil, elogiou o papel da Secretaria de Comunicação da UnB como intermediária entre a imprensa e os professores da universidade. “A Secom tem sido muito importante nos últimos anos no sentido de direcionar corretamente os repórteres aos cientistas”, diz. “O Jornalismo acaba ficando mais bem colocado num cenário em que boa parte dos jornalistas não é especializado em nenhuma área”.

Kóide destacou a importância dos professores serem reconhecidos pela interlocução com os veículos de comunicação. “Isso estimula a continuarmos nesse papel de sempre falar com a imprensa”, afirma. “Ter a oportunidade desse contato é interessante porque dá visibilidade nacional ao que está sendo produzido na UnB”.

Iêda Campos, Relações Públicas da Secom, acredita que a iniciativa estimula os docentes da universidade a levarem o conhecimento para fora da Academia. “A ideia é que o evento fique maior a cada ano e o prêmio mostre a importância dessa troca de saberes”, declara. “Toda vez que o professor atende à imprensa, ele leva o conhecimento acadêmico para o público geral”.

UnB Agência