Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Benedito Nunes é uma das maiores referências intelectuais do País, com uma vasta produção nas áreas literária, artística e filosófica. É também professor emérito da Universidade Federal do Pará e um dos fundadores da Faculdade de Filosofia da instituição. Não por acaso, o pensador dá nome a um prêmio criado pela UFPA, com o objetivo de homenageá-lo e também de contemplar as melhores teses de doutorado nas áreas em que Benedito Nunes atua. A honraria foi entregue nesta terça-feira, 7, em cerimônia realizada no Centro de Convenções da UFPA, em Belém.
ufpa-07dic10O primeiro premiado é o professor José Alves de Souza, da Faculdade de História da UFPA, que escreveu a tese “Trama do cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão Pará dos Setecentos – Um estudo sobre a Companhia de Jesus e a política pombalina”. O trabalho foi defendido no doutorado interinstitucional com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. O vencedor foi contemplado ainda com 5 mil reais e com a publicação de sua tese pela UFPA.  Foram concedidos certificados para o professor orientador Fernando Torres Londoño e para o Programa de Pós-Graduação.

Emocionado, José Alves disse que “É uma grande honra receber um prêmio que homenageia Benedito Nunes, um dos maiores pensadores da atualidade.” O professor agradeceu, também, à UFPA, por ter-lhe dado a oportunidade de realizar o doutorado, e à sua família “sem os quais nada seria possível.”

Estavam presentes na premiação o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; o pró-reitor de Pós Graduação, professor Emmanuel Tourinho; o professor Benedito Nunes; o professor Heraldo Maués, presidente da banca julgadora do prêmio, além de outros docentes da instituição.

Estímulo - Para o professor Emmanuel Tourinho, o prêmio cumpre vários objetivos: “O primeiro é homenagear o professor Benedito Nunes, que tem dado uma contribuição inestimável para o desenvolvimento acadêmico da UFPA. O segundo é estimular a produção acadêmica de altíssimo nível e reconhecer esses trabalhos meritórios, que se destacam e que representam um novo horizonte de produção na Universidade”, explica o pró-reitor.

Ainda sobre o mérito, o reitor Carlos Maneschy, lembrou, em seu discurso, que a Universidade passa por uma experiência de qualificação e valorização de seus profissionais. “Esta cerimônia expressa os aspectos do mérito acadêmico, que devem ser os pilares a sustentar qualquer ação, iniciativa e a própria existência da Universidade.”

O prêmio Professor Benedito Nunes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós Graduação da Universidade (Propesp) e será concedido bianualmente. A seleção final foi feita pó uma comissão julgadora, formada pelos professores Heraldo Maués, Edna Castro, João de Jesus Paes Loureiro e Walquíria Magno Silva. Ao todo, 19 teses estavam concorrendo ao primeiro prêmio, concedido este ano: 11 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 5 do Instituto de Letras e Comunicação e 3 do Instituto de Ciências da Arte.

Assessoria de Comunicação da UFPA