O prêmio, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), também inclui um valor de cinco mil reais e a publicação da tese premiada Trama do cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão Pará do Setecentos – Um estudo sobre a Companhia de Jesus e Política Pombalina pela Universidade Federal do Pará.
O Prêmio professor Benedito Nunes abrange as áreas de conhecimento que o filósofo estuda, como Arte, Literatura, Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas. A premiação bianual contou, este ano, com 19 teses concorrentes, sendo três representando o Instituto de Ciências da Arte, 11 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e cinco do Instituto de Letras e Comunicação.
Estímulo – José Alves Júnior tem a certeza de que o Prêmio Professor Benedito Nunes estimulará a produção científica entre os doutorandos da UFPA. “É também um incentivo para que a qualidade das teses seja ainda melhor,” destaca o professor de História.
Benedito Nunes – De renome internacional, o professor paraense já foi homenageado com diversas honrarias, entre elas o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e dois prêmios Jabuti, o mais recente recebido em 2010, na categoria Teoria/Crítica Literária, com a obra A Clave do Poético.
Benedito Nunes foi um dos fundadores do curso de Filosofia e da Escola de Teatro e Dança da UFPA, e até hoje colabora com a instituição, inclusive presidindo o conselho da Editora da Universidade.
Serviço:
Entrega do primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes
Data: 07/12/2010
Local: Centro de Convenções da UFPA – Campus do Guamá, em Belém
Hora: 17h
Assessoria de Comunicação da UFPA