Todos os estudantes fizeram provas de Língua Estrangeira, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. Além dessas disciplinas, os inscritos na terceira etapa fizeram uma redação em Língua Portuguesa, cujo tema foi Música: forma de comunicação que exige a constante aprendizagem de ouvir com ouvidos livres.
CALENDÁRIO – A divulgação dos gabaritos preliminares das provas das três etapas está prevista para a próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, no site www.cespe.unb.br/pas. O resultado final para os candidatos aprovados na terceira etapa será divulgado na data provável de 31 de janeiro de 2011.
EXPECTATIVA – Participante da segunda etapa do programa, a estudante Laiany Ferreira, 16 anos, afirmou estar tranquila para fazer as provas. “Fui bem na primeira etapa, acertei muitas questões e espero que seja assim também na segunda etapa”, disse ela, que pretende cursar Direito ou Psicologia. Já o estudante Hugo Fernandes, 16 anos, que também participou das provas da segunda etapa, ainda não sabe em qual curso pretende ingressar, mas disse estar confiante em conseguir uma boa nota neste ano. “Tenho um pouco de dificuldade com as disciplinas de exatas, mas estou confiante”, disse.
Para os estudantes que fizeram as provas da terceira etapa, a apreensão era maior. A candidata ao curso de Ciências Contábeis, Andressa Mendes, 17 anos, explicou que na primeira etapa não foi bem, melhorou na segunda e agora quer conseguir a nota para entrar na universidade. “Nessa hora eu penso em tudo o que passei nos dois anos e que, se conseguir ir bem, vou estudar na UnB. Espero ir melhor nas provas do que fui na primeira e segunda etapas”, ressalta.
Mais tranquilo, o estudante Adriano Reis, 17 anos, disse que teve notas acima da média nas duas etapas anteriores e agora espera conseguir a nota para ingressar no curso de Ciências Farmacêuticas. “Me preparei na escola e três vezes por semana ia estudar em bibliotecas públicas. Acho que vai dar para passar”, atesta.
APLICAÇÃO – As provas da primeira e segunda etapas foram aplicadas no Distrito Federal e nas cidades de Anápolis (GO), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Belo Horizonte (MG), Patos de Minas (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). As provas da terceira etapa ocorreram apenas no Distrito Federal. “Tudo ocorreu dentro da normalidade em todos os locais de prova. Avaliamos que a aplicação foi um sucesso”, explicou o Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, Paulo Portela.
Para a aplicação, o Cespe/UnB mobilizou cerca de cinco mil colaboradores, que atuaram em 1.044 salas no sábado e 1.140 no domingo. O número engloba coordenadores de prova, chefes e fiscais de sala, ledores e intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRA), inspetores de segurança, porteiros, médicos, auxiliares de limpeza, entre outros profissionais. O Centro disponibilizou 214 atendimentos especiais nas três etapas.
UnB Agência