Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
uniso_logoUm dos maiores volumes de recursos já recebidos pela Universidade de Sorocaba (Uniso) de uma agência de fomento à pesquisa acaba de ser aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trata-se de um projeto de investimento em infraestrutura, voltado ao fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, para o qual a FINEP liberou R$ 928 mil. Os recursos serão aplicados na construção de um Laboratório de Pesquisa Toxicológica (LAPETOX), que possibilitará a realização de ensaios voltados à garantia da segurança e da qualidade de substâncias naturais para a fabricação de medicamentos, uma área ainda carente de estudos no País.
Segundo a professora Marli Gerenutti, coordenadora do projeto na Uniso, o Laboratório poderá contribuir com a realização de estudos, produção de tecnologia e formação de pesquisadores, auxiliando no desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional, além de ajudar a consolidar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

“O investimento da FINEP representa mais um passo nesse sentido e mostra que estamos no caminho certo para implantação do Doutorado na área”, ressalta a professora. Atualmente, o Programa oferece o Mestrado em Ciências Farmacêuticas, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do MEC. Possui duas linhas de pesquisa: “Uso Racional de Medicamentos” e “Desenvolvimento e Avaliação de Substâncias Bioativas”.

Gerenutti salienta que o LAPETOX intensificará o envolvimento dos alunos com a produção de conhecimento e tecnologia, fomentará um maior número de publicações científicas, projetando o trabalho da Universidade na área acadêmica, além de fortalecer a participação do Programa de Ciências Farmacêuticas no Parque Tecnológico de Sorocaba. “De forma geral, os resultados serão multiplicados na Região, pois muitos pesquisadores formados pela Uniso vêm de outras cidades”, afirma a docente.

O LAPETOX, conforme o projeto aprovado pela FINEP, será instalado em um prédio de 158 metros quadrados, a ser construído na Cidade Universitária, a partir de 2011.

Assessoria de Comunicação Social
Universidade de Sorocaba - UNISO