Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Começa na próxima segunda-feira, 6, e segue até 15 de dezembro o período de inscrições para alunos com diploma de graduação que queiram ingressar na Universidade de Brasília. A forma de admissão, amparada pelo Regimento da UnB, não é nova, mas caiu em desuso há mais de 20 anos. Ao todo, a UnB oferece 481 vagas remanescentes aos candidatos. “São vagas públicas. Não podemos nos dar o luxo de não permitir o acesso. Se as vagas existem, vamos ocupá-las”, afirma a decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão. Os candidatos serão submetidos à mesma que será aplicada para estudantes que tentam a transferência facultativa.  “Devemos respeitar o mérito, pois para que eles terminem o curso na UnB, eles precisam ser preparados”, completa da decana. Confira aqui o edital.
Os interessados devem ter concluído na instituição de ensino superior onde se formaram no mínimo, 20% e no máximo 75% da carga horária exigida no novo curso. “Essa percentagem mínima é um cuidado que tivemos, pois não temos vagas em turmas iniciais. Disciplinas do 1º e do 2º semestre são sempre cheias”, conta a decana.

As vagas oferecidas são as que sobram das mudanças ou abandono de curso. “Ou seja, são vagas que correspondem a uma terceira etapa de ocupação”, afirma Márcia.

PROVA - Para participar, os interessados devem preencher formulário eletrônico que está disponível no site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) e apresentar, junto com comprovante de pagamento da taxa de inscrição, identidade, diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e histórico escolar. A documentação deve ser entregue na sede do Cespe, localizada no campus Darcy Ribeiro. A taxa custa R$ 100.

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será uma prova dissertativa, composta de cinco questões. Em seguida, haverá análise do histórico escolar. A terceira fase será realizada apenas para candidatos a cursos que exigem apresentação de portifólio.

UnB Agência