O Complexo abrange um Hospital Veterinário que atenderá aos setores de produção animal, animais de companhia e silvestres; laboratórios de apoio, como o de Anatomia Patológica e o de Patologia Clínica; laboratórios na área de saúde, como o de Sanidade Animal e o de Zoonoses; além de laboratórios de pesquisa na área de produção animal (Nutrição Animal, Ovinocultura e Avicultura), Higiene e Qualidade de Alimentos, Biologia Molecular e um moderno bloco para atividades acadêmicas das disciplinas básicas do curso.
Homenagens - A cerimônia de inauguração dos prédios ocorreu na manhã desta sexta-feira, com a presença de docentes, discentes, técnico-administrativos da UFPA e seus convidados. O ato iniciou-se com o descerramento de uma placa de homenagens a três reitores da Instituição: Cristóvam Diniz (1997-2001); Alex Fiúza (2001-2009) e Carlos Maneschy (2009-2012). De acordo com o que explicou o professor José Diomédes, um dos primeiros coordenadores do curso de Veterinária da UFPA, a ideia de criar o Complexo surgiu ainda na gestão de Diniz e, para que se tornasse realidade, contou com o apoio irrestrito das sucessivas gestões, por isso, segundo ele, as merecidas homenagens.
“Os reitores mostraram muita sabedoria em investir nesse curso, pois se trata de uma área profissional muito importante para a região”, disse Diomédes. Em concordância, Francisco Araújo, diretor da Agrotec, afirmou que o Complexo de Medicina Veterinária de Castanhal se configura como uma das estruturas mais completas do Brasil, representando um salto significativo para o desenvolvimento local. Os dois professores compuseram a mesa de cerimônias juntamente com o reitor Carlos Maneschy; o vice-reitor Horácio Schneider; o ex-reitor Alex Fiúza; o coordenador do Campus de Castanhal, Adriano Santos Silva; o atual diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Stéfano Andrade; e o vice-prefeito de Castanhal, Jucivaldo Nascimento. Na ocasião, o ex-reitor Cristóvão Diniz foi representado pelo professor José Diomédes.
“Iniciamos mais uma jornada de conquistas a partir dessa inauguração, uma vez que este Complexo vai dar seguimento à missão da Universidade: formar pessoas e cidadãos com a capacidade enorme de transformar a realidade social”, ressaltou o reitor Carlos Maneschy. Em seu pronunciamento, Maneschy lembrou que o momento era de celebração não apenas pela inauguração do novo complexo, como também pelos 10 anos do curso, pelos investimentos do governo, os quais têm conferido condições para que as universidades retomem o protagonismo das ações que norteiam o desenvolvimento nacional, bem como pela ousadia de todas as pessoas, que, de alguma maneira, colaboram permanentemente para a renovação institucional.
Foi com a intenção de homenagear justamente as pessoas que desenvolveram ações concretas no sentido de proporcionar a construção do Complexo de Medicina Veterinária que alunos, docentes e técnicos do Campus de Castanhal receberam diplomas de reconhecimento. Para o professor Adriano Silva, coordenador do Campus, as novas instalações são resultado de muito esforço, otimismo e audácia. “É preciso acreditar que é possível fazer a diferença e quando a gente quer e tem coragem, a gente faz”, afirmou. O ex-reitor Alex Fiúza também destacou que, embora a infraestrutura seja indispensável para o crescimento, “a essência da Instituição não são os prédios, mas sua comunidade: os cérebros e os neurônios que fazem a Universidade funcionar.”
Assessoria de Comunicação da UFPA