Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A proposta de construção de embarcações utilizando bambus, desenvolvida por Marcelo Cadori, estudante do curso de Tecnologia em Construção Naval da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi o grande vencedor do prêmio Santander Universidades na categoria Empreendedorismo – Indústria. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira, 24. O projeto consiste na construção de embarcações de lazer de até cinco metros de comprimento (canoas, caiaques e dingues), construídas utilizando bambu como substituto para as madeiras nobres. O uso de bambu laminado na construção de embarcações é novidade no mercado brasileiro.
A vantagem do uso do bambu está no fato da espécie ser uma planta de crescimento rápido e por oferecer qualidade mecânica e estética capaz de substituir madeiras nobres, de custo elevado e de crescimento lento, contribuindo para diminuir a pressão sobre as espécies nativas, como o cedro, mogno e ipê.

Marcelo receberá R$ 50 mil para financiamento da viabilização de seu projeto e será indicado ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendedorismo, organizado pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

Ao todo, vinte trabalhos de estudantes universitários, pesquisadores e instituições de ensino superior foram premiados. O prêmio distribuiu R$ 1 milhão aos melhores colocados nas quatro categorias: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solitária e Destaques do Ano.

O prêmio Santander Universidades reconhece os melhores projetos de alunos, professores, pesquisadores e instituições de ensino. Em 2010, a premiação recebeu mais de 5 mil inscrições com a participação de mais de 510 universidades, um crescimento de 139% em relação a 2009.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/ Univali - SC