Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A professora Luana Fischer, do Departamento de Fisiologia, e o professor Ronaldo Oliveira Correia, do Departamento de Design - ambos da UFPR, estão entre os vencedores do Prêmio Capes de Teses 2009. Os dois professores receberão o prêmio no próximo dia 7 de dezembro, na sede da Capes, em Brasília. A premiação selecionou as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil durante o ano de 2008. Ao todo são 43 premiados, um em cada área do conhecimento. Fischer produziu a melhor tese de doutorado na área de odontologia. Intitulada "Avaliação da influência dos hormônios sexuais na nocicepção da articulação temporomandibular de ratos e estudo dos mecanismos envolvidos", a tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Campinas, Campus Piracicaba. A orientadora foi Cláudia Herrera Tambeli.
Correia foi premiado na área Interdisciplinar em Ciências Humanas. A tese "Narrativas sobre o processo de modernizar-se: uma investigação sobre a economia política e simbólica do artesanato recente em Florianópolis" foi defendida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, sob orientação de Carmen Silvia Moraes Rial.

Sobre o prêmio

A premiação é fruto de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação Conrado Wessel.

O prêmio concede bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese, e auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador.

Já o "Grande Prêmio 2009", que será divulgado apenas no dia do evento, oferece uma bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio é agraciado com US$ 15 mil concedidos pela Fundação Conrado Wessel.


- Resumo da tese de Luana Fischer

- Resumo da tese de Ronaldo Oliveira Correia

- Vencedores do prêmio

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná