O trabalho desenvolvido por Pedro José Floriano Ribeiro, sob orientação do professor do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Fernando Antônio Farias de Azevedo, teve como objetivo compreender as transformações da estrutura nacional do Partido dos Trabalhadores entre 1980 e 2005. Ao longo dos estudos, foi analisada a evolução organizativa do Partido nesse período, com o foco nos processos de mudança institucional, destacando motivações, estratégias e conflitos envolvidos nessas mudanças.
O trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar "Aplicação de peneiras moleculares contendo cátions orgânicos em catálise" foi reconhecida no Prêmio Capes de Teses 2009 em menção honrosa na área de Engenharias II. O trabalho foi realizado por Leandro Martins, sob orientação do docente do Departamento de Engenharia Química Dilson Cardoso. O estudo inédito visou o desenvolvimento de peneiras moleculares, estruturas ordenadas aplicadas, por exemplo, em reações químicas envolvidas nos processos petroquímicos. Atualmente, a maior parte dessas estruturas apresenta características ácidas e o estudo analisa o desenvolvimento de estruturas básicas e os benefícios apresentados.
A relação completa dos trabalhos premiados pode ser conferida na página eletrônica da Capes, em www.capes.gov.br/premios-capes-de-teses. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no próximo dia 7 de dezembro .
Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos