Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Com um cronograma recheado de visitas aos campi, laboratórios e infraestrutura da Unisul, a delegação da Universidade de Leon, Espanha, que está no Brasil pela primeira vez conheceu o campus Universitário de Tubarão. Acompanhados de alguns colaboradores e professores da universidade, visitaram as instalações de Medicina Veterinária e Agronomia, nesta segunda-feira (22/11). Hermenegildo López Gonzélez, diretor da área de Relações Internacionais, diz que às oito horas de viagem valeram à pena, pois a Unisul é referência para todas as universidades. “A Unisul é a nossa casa no Brasil. Só temos que agradecer a visita e essa relação, também de amizade, que temos com a universidade e colaboradores. Essa troca de conhecimento traz expectativas favoráveis para todos”, afirma.
A parceira entre a Unisul e a Universidade de Leon, existe há mais de dez anos, mas, segundo Milene Pacheco Kindermann, Diretora do Campus Universitário de Tubarão, “Essa visita significa a retomada de ações para novos projetos, principalmente a de Medicina Veterinária e Agronomia”, comenta.

Quatro estudantes de Direito, três de Fisioterapia, um de Engenharia Elétrica e um de Relações Internacionais, da Unisul, conciliam também seus estudos na Universidade de Leon. A importância dessa identidade é focar nas áreas de conhecimento para ter uma oportunidade melhor de aproximar os projetos em comuns. “Além disso, uma melhora na qualidade de pesquisa e de ensino e um conhecimento mais profundo e consciente para os estudantes facilitam esta parceria”, relata Sebastião Salésio Herdt, Vice-Reitor da Unisul.

Além dos alunos, Enrique Garzón Jimeno, diretor do Instituto da Escola Superior de Engenharia Agrária, enfatiza que a troca de intercâmbio também deve ser realizada entre professores, pois esta troca sempre enriquece. “Irei visitar os vinhedos para aprimorarmos os conhecimentos. Tenho o interesse de ver o que há, onde posso me apoiar e ao mesmo tempo levar o conhecimento das instalações de Agronomia para os meus alunos”, diz.

Como a nossa região possui estudos bastante avançados para a produção de suínos e tratamento de seus dejetos, os pesquisadores também vieram conhecer estes trabalhos. "Para o curso de Agronomia estamos trabalhando outros projetos, em conjunto com a universidade. Este tipo de iniciativa trará alternativas de produção e renda para a comunidade regional”, afirma o Vice-coordenador de Agronomia, Silvio Tiago Cabral.

A UNILEON, por estar situada em uma região carbonífera, enfrenta muitos problemas ambientais relacionados à exploração e a utilização do carvão mineral. “A Unisul também realiza pesquisas há décadas com a mesma temática. Portanto, se houver interesse entre os pesquisadores, em muito se pode avançar nas pesquisas com a troca de conhecimento nesta área”, completa Silvio.

A reaproximação entre as universidades é o resultado de um trabalho, principalmente entre os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. “Estamos nesta parceira há um tempo significativo. Essa visita reforça as pesquisas nas áreas para o fortalecimento de conhecimentos, descoberta de novos saberes e continuidade dos projetos”, relata o Reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares.

A delegação permanece em Tubarão até quinta-feira (25/11). No mesmo dia haverá uma palestra, com ênfase aos alunos Medicina Veterinária, mas, também de Agronomia com o professor Dr. José Manuel Gonzalo Orden, da UNILEON. Será abordado o Modelo Europeu de Ensino Superior; as Linhas de Pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária de Leon e as oportunidades de mobilidade acadêmica aos alunos. A palestra acontecerá no Bloco Pedagógico, Auditório 311 às 10h.

C&M - Comunicação e Marketing da Unisul
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina