Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Implantado em 1979, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se destaca no cenário acadêmico e industrial pela excelência na formação dos seus alunos de mestrado e doutorado. Ao longo de sua existência, o Programa já formou 250 doutores e 608 mestres, até outubro de 2010. Além do pioneirismo na implantação do curso de graduação em Engenharia de Materiais, a UFSCar também é responsável pelos primeiros pós-graduados formados nesta área no País.
Em 1981, Maria do Carmo de Andrade Nono, defendeu sua dissertação, desenvolvida sob orientação do professor José Roberto Casarini e se tornou a primeira mestre em Engenharia de Materiais do Brasil.  Em 1992, Angelo Rubens Migliore Júnior defendeu a primeira tese de doutorado e se tornou o primeiro Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais do País.

O PPGCEM foi avaliado com o conceito máximo 7 no triênio (2007-2009), sendo a quarta vez consecutiva que o Programa recebe esta avaliação. Nos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006 o PPGCEM também  foi avaliado com a nota 7, sendo o único programa de pós-graduação a receber essa avaliação máxima de forma contínua. A avaliação foi realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e contou com a participação de 877 avaliadores com qualificação e competência técnico-cientifica nas suas respectivas áreas de conhecimento e cerca de 2.700 programas foram avaliados. Os programas de pós-graduação recebem notas numa escala de 1 a 7, sendo que as avaliações 1 e 2 indicam o descredenciamento e possibilidade de fechamento do programa, enquanto as notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional.
Segundo o professor Tomaz Ishikawa, atual coordenador do PPGCEM, o conceito obtido significa um programa de excelência em Ciência e Engenharia de Materiais. "Alguns pontos que devem ser destacados são a elevada produção cientifica, com ênfase em publicações internacionais em revistas de alto impacto; além dos professores marcarem uma atuação de destaque na comunidade científica nacional; e também pelo intenso intercâmbio internacional. Outro destaque são os projetos de grande porte e de interesse científico e tecnológico desenvolvidos nos laboratórios com infraestrutura do mais alto nível, por meio de financiamento público e de parcerias com grandes empresas", destaca Ishikawa.

Até o dia 1º de dezembro, o PPGCEM está com as inscrições abertas no Processo Seletivo 2011 para os cursos de mestrado e doutorado. O Programa conta com 36 docentes da UFSCar e de outras Instituições, que desenvolvem trabalhos em 22 linhas de pesquisa nas áreas de concentração Cerâmica, Metalurgia, Polímeros e Desenvolvimento Tecnológico.

A seleção para o mestrado e o doutorado é composta por provas de Ciência dos Materiais e de Inglês, defesa oral de curriculum vitae pelo candidato e análise de documentação. Outras informações e a relação completa dos documentos necessários para inscrição podem ser obtidas no endereço www.ppgcem.ufscar.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3351-8254 e 3351-8258.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos