No ano passado, 15,4 mil estudantes foram convocados para a segunda fase do vestibular da UFPR. Desta vez, o número deve girar em torno de 14 mil, já que 10% das 5,5 mil vagas da universidade serão preenchidas após o vestibular, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.
Dos cerca de 43,8 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná, 40.075 (91,4%) compareceram à primeira fase.
A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu.
O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas.
Em três anos, o total de vagas noturnas cresceu 96%, de 978 para 1.914. No mesmo período, o número de cursos noturnos mais que dobrou - passou de 15 para 32.
Como no ano passado, as provas objetivas da edição 2010 do Enem representarão 10% da nota final dos candidatos.
Provas da 2ª fase
A segunda fase terá, no dia 5 de dezembro, uma prova de compreensão e produção de textos. Esta avaliação, comum a todos os candidatos, terá sete questões discursivas.
No dia seguinte, os candidatos fazem uma ou duas provas específicas, conforme cada curso. No caso dos candidatos que disputam vagas nos cursos de design e arquitetura e urbanismo, haverá provas de habilidade específica.
Para os candidatos de 29 cursos, não há nenhuma prova específica. Para eles, a segunda fase se resume a apenas um dia de avaliação.
Guia do candidato
Íntegra do edital do vestibular
Outras informações sobre o processo seletivo
Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná