Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) divulgou os ganhadores de sua 34ª edição. Foram entregues 23 medalhas de ouro, 42 de prata e 51 de bronze. Estudantes de Portugal, sob a coordenação da professora Joana Telles, da Universidade de Coimbra, realizaram a prova simultaneamente com os brasileiros e agora aguardam a correção das suas provas. Fundada em 1977, a OPM divide os participantes em três categorias – Alfa, Beta e Gama –, reunindo alunos do sexto ano do ensino fundamental até a segunda série do ensino médio. A competição é dividida em duas fases, cada uma contendo cinco problemas dissertativos.
A primeira fase reuniu 30 mil alunos em mais de 700 escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.

A última etapa foi realizada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e avaliou os 561 finalistas.

“A competição tem o intuito de mostrar o quanto a matemática é uma disciplina relevante e presente no dia a dia das pessoas”, disse o professor Pablo Ganassim, presidente da OPM. Segundo ele, a olimpíada estimula o estudo da matéria entre professores e alunos.

Foram entregues também o troféu Professor Shigueo Watanabe, ao estudante Demis Yukio Kato, e o troféu Angelo Barone Netto, à estudante Deborah Barbosa Alves.

Os nomes dos vencedores estão no site da OPM: www.opm.mat.br

Agência FAPESP