Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Gestores de três diferentes universidades do México estiveram nesta última quinta-feira (18/11) em Santa Catarina especialmente para visitar os campi Pedra Branca e Tubarão da Unisul. O objetivo principal é proporcionar uma troca de experiências entre universidades e promover mais oportunidades de intercâmbio entre elas. “O intercâmbio não é apenas ir viajar e conhecer outras culturas, mas sim se capacitar através disso. E é uma atividade benéfica para ambos os lados: tanto para quem vai viajar, quanto para quem recebe os intercambistas.
Para quem participa é um item do processo de formação muito importante. Agrega conhecimento e experiências”, fala a Diretora de Campus Milene Kindermann.

Tanto a Universidade do Sul de Santa Catarina quanto estas outras instituições de ensino do México fazem parte do IGLU – Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Esta é uma organização que visa à integração entre universidades latino-americanas para um desenvolvimento de cada uma delas.

O IGLU promove intercâmbios entre os gestores e acadêmicos das universidades que o compõe. Por participar há mais de dez anos, colaboradores da Unisul já tiveram a oportunidade de conhecer outros países e suas instituições através desse programa. Agora, ela está recebendo visitantes.

Hector Rangel é um deles. Ele faz parte da gestão de uma das universidades do México e se mostrou interessado em trocar experiências. “Acredito que o mais importante é essa troca de ideias. Desenvolvo alguns projetos para aplicar na instituição em que trabalho e vim buscar opiniões e ver como funcionam essas iniciativas aqui na Unisul”, explica.

Conversar com gestores de outras instituições de ensino faz com que ideias surjam e outras sejam aprimoradas e modificadas. “A estrutura da educação superior tanto aqui quanto lá no México é parecida. Então comparar as duas universidades é interessante para perceber o que deve ser mudado e uma aprender com os erros e acertos da outra. Não somos rivais e, sim, aliadas”, diz Hector.

Carmen Lucia Costa Herdt, representante da ASSIN - Assessoria de Cooperação e Intercâmbio Universitário no campus de Tubarão e na Unidade de Araranguá, foi quem recepcionou os visitantes. “Realizar atividades como esta faz com que a Unisul tenha um plano internacional bem desenvolvido. Essas pessoas levam uma boa impressão da nossa instituição, isso é bastante significativo. Desta forma, temos cada vez mais oportunidades de mandar nossos gestores e acadêmicos para trocar experiências lá fora”, finaliza Carmen.

No dia 19, sexta-feira, os visitantes irão ao campus universitário da Grande Florianópolis – Pedra Branca, para conhecer a Assessoria de Comunicação e Marketing, através do professor Laudelino Sardá, a Assessoria de Eventos, com o professor Geraldo Campos, a Assessoria de Cooperação e Intercâmbio Internacional, com a professora Silvete Heerdt, e a Unisul Virtual. Às 16h30 de sexta será realizada a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados pelo reitor da Unisul Ailton Soares.

Assessoria de Imprensa
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina