Entre os 2.276 trabalhos apresentados, a pesquisa da Unisc ficou em segundo lugar, e recebeu um prêmio de R$ 1.000 da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).
O estudo busca a diversificação de produtos oriundos da bananeira, já que existem grandes perdas dessa fruta devido as exigências do mercado consumidor. Para evitar o desperdício, uma das formas é utilizar a banana ainda verde, que nesse estágio, é um alimento funcional com propriedades nutricionais. “Como a maionese é um produto elaborado com ovos e com grande risco de contaminação, o trabalho busca usufruir das propriedades emulsificantes da banana verde para produzir uma maionese com base na biomassa da banana verde. Assim, possibilita uma alternativa para o aproveitamento e possível industrialização da banana verde, contribuindo com a segurança alimentar”, comenta Camila.
O estudo integra o Projeto de Inovação Tecnológica para o Aproveitamento da Banana Verde, financiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SCT) e pela Unisc, por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP). O trabalho foi orientado pela professora Mari Silvia Rodrigues de Oliveira, e teve como participantes as alunas do curso de Nutrição, Camila Mai e Michele Nunes da Rosa, e as professoras Nádia de Monte Baccar e Ana Lúcia Becker Rohlfes, do Departamento de Química e Física.
Assessoria de Imprensa - Unisc