Denominada ICTP - South American Institute for Fundamental Research (Instituto Sul-Americano de Pesquisa Básica ICTP) a nova unidade terá infraestrutura provida pelo IFT e pesquisadores que realizarão estudos independentes e atuarão junto à pós-graduação da Unesp.
Segundo a universidade, a contratação dos profissionais será coordenada por um conselho científico formado por dez especialistas de projeção internacional, incluindo representantes regionais. Esse grupo orientará o trabalho do órgão. Os nomes dos seus integrantes serão definidos nos próximos meses.
“O renome do ICTP ajudará a Unesp a atrair os melhores cérebros para o nosso quadro docente e também para as atividades acadêmicas e de pesquisa que vamos iniciar”, disse Rosenfeld.
A unidade também organizará workshops, seminários e palestras, viabilizando a participação de cientistas de prestígio do exterior. O diretor do IFT prevê que essas atividades tenham início já no segundo semestre de 2011.
A partir dessa ação, a Unesco pretende influenciar a criação de outros centros de excelência em pesquisa básica na área de física no continente americano, fora dos Estados Unidos e do Canadá.
Mais informações: www.unesp.br
Agência FAPESP