Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Estudantes do ensino médio de cinco estados e do Distrito Federal foram selecionados para representar o Brasil no concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul. Os seis jovens, com idade entre 16 e 17 anos, estudam em escolas públicas. A organização da 8ª edição do concurso é de responsabilidade do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, país que escolheu o tema Bicentenário para comemorar os 200 anos de independência. O prêmio para os vencedores é uma viagem acadêmica e cultural à República Argentina, de 8 a 16 de dezembro.
Os estudantes brasileiros farão o passeio com outros 42 jovens de Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia e Venezuela, além do país anfitrião.

Nos formatos de monografia, ensaio, investigação histórica ou texto literário (narrativa ou conto), o tema Bicentenário da República Argentina foi abordado pelos alunos com os subtemas Manuel Belgrano: Idéias Sociais e Compromisso Revolucionário; As Mulheres e a Independência das Províncias Unidas da América do Sul: Juana Azurduy, Macacha Güemes, as Mulheres de Cochabamba, Heroínas da Coroa; A Participação dos Povos Originários nas Campanhas Libertadoras.

Lançado em 26 de março de 2003 para comemorar o Dia do Mercosul e os dez anos de criação do bloco, o concurso Caminhos do Mercosul é coordenado por um país a cada ano, em sistema de rodízio. Cabe à nação organizadora o custeio dos gastos com transportes aéreo, terrestre, nacional e internacional, alimentação e hospedagem dos estudantes e dos professores que acompanham os alunos na viagem.

Confira os vencedores do concurso

MEC Assessoria de Imprensa