Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unisul_logoO campus universitário da Grande Florianópolis – Pedra Branca recebe de 16 a 19 de novembro alunos do Estágio da Organização Universitária Interamericana (Pasantia OUI). Este grupo vinculado ao curso do Instituto de Gestão de Lideranças Universitárias (IGLU) é formado por cinco gestores de quatro universidades mexicanas que discutem os modelos de gestão universitária. As universidades mexicanas representadas são: Universidade Veracruzana, Universidade de Colima e de Guanajuato e o Instituto Tecnológico Superior de Irapuato.
O Pró-Reitor de Desenvolvimento e Inovação Institucional Valter Schimitz afirma que esta é uma atividade que integra a formação curricular do curso IGLU em que após a parte teórica os alunos escolhem uma universidade estrangeira para realizarem uma vivência a respeito de tudo que estudaram e discutiram sobre gestão universitária. “Estamos recebendo este grupo de cinco mexicanos e devemos receber no começo do ano outros nove gestores da República Domenicana. A ideia é que de forma concentrada eles possam vivenciar experiências práticas, cases, projetos de inovação que a Unisul tenha para compartilhar”.

Eles desenvolvem algumas atividades no decorrer da semana. Na terça, 16, participam da apresentação institucional da Unisul e conhecem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o modelo de gestão dos processos indicadores de gestão pela Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento.

O diretor geral da área acadêmica, econômica e administrativa da Universidade Veracruziana Vargas Julian diz que veio aprender com as experiências da Unisul em duas áreas específicas. “A primeira é a internacionalização que é um grande projeto da nossa universidade, e por outro lado também queremos escutar sobre as experiências do modelo educativo integral e flexível que estão trabalhando diversas universidade com seus respectivos caminhos”.

Sanches Fernando, da Universidade de Colima, destacou o modelo empresarial da Unisul. “Nós estamos passando por esta transição. Há um debate sério e forte ocorrendo dentro da maioria das universidades do México”.

Já o secretário acadêmico da Universidade de Guanajuato considera a experiência muito interessante porque permite amadurecer muitos processos de gestão, de planejamento e gestão institucional. “A experiência com outras universidades me permitiu avançar muito mais rápido. Percebi que temos muitos problemas em comum e a forma que estamos abordando creio que será muito benéfica quando colocarmos em prática no México”.

O sub-diretor de extensão do Instituto Tecnológico Superior de Irapuato, Osornio Antonio, afirma que veio aprender com a experiência da Unisul na gestão de lideranças universitárias precisamente e realizar um intercâmbio de conhecimento. “É muito importante para nós ter esta experiência porque processos similares estamos aplicando em nossa instituição e sempre o melhor deste tipo de evento são as trocas de experiências”.

Na quarta, o grupo acompanha palestras sobre as gestões do Ensino, com o Pró-Reitor de Ensino Mauri Heerdt; da Extensão, com a Pró-Reitora de Extensão Vera Neves; da Pesquisa com a Pró-Reitora de Pesquisa Sônia Probst; e palestra sobre a gestão da Administração Acadêmica com a professora Miriam Rosa.

Na quinta, serão apresentados ao campus universitário de Tubarão e à Agencia de Inovação Tecnológica (AGETC). No dia 19, sexta-feira, novamente no campus universitário da Grande Florianópolis – Pedra Branca, conhecem a Assessoria de Comunicação e Marketing, através do professor Laudelino Sardá, a Assessoria de Eventos, com o professor Geraldo Campos, a Assessoria de Cooperação e Intercâmbio Internacional, com a professora Silvete Heerdt, e a Unisul Virtual. Às 16h30 de sexta será realizada a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados pelo reitor da Unisul Ailton Soares.

Assessoria de Imprensa
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina