“Entendemos que é preciso estender a atenção do ensino e da pesquisa desenvolvidos nas instituições para a geração de novos serviços, políticas e produtos voltados à sociedade. O papel da Pró-Reitoria de Extensão é este: mediar a produção de conhecimento e cultura entre a universidade e a sociedade e fazer com que ela chegue mais rapidamente aos cidadãos”, explica Fernando Neves, pró-reitor de Extensão da UFPA.
“Água: saber mineral, científico e filosófico” é o tema desta edição da Jornada de Extensão da UFPA. A escolha é baseada na política adotada desde o ano passado, a qual unifica os editais da Proex em um tema central para estimular as pesquisas da universidade sobre determinado assunto, no caso, a água. Um dos destaques da programação será o uso de um navio-hospital do Programa Luz na Amazônia, o qual levará serviços na área de saúde às comunidades ribeirinhas próximas da UFPA. “É uma política de gestão. Desde 2009, quando parte da programação da Jornada aconteceu fora dos campi, começamos um projeto de expansão para além dos muros da Universidade. Neste ano, também queremos que o evento aconteça em outros espaços”, antecipa Celson Gomes, diretor de Apoio à Cultura da PROEX.
Histórico - A Jornada de Extensão da UFPA é uma atividade anual cujo objetivo é divulgar o trabalho da Instituição na área da extensão universitária. Criada em 1997, sob a direção do então pró-reitor, professor José Carlos Simões Fontes, o evento tem se destacado como um espaço importante para troca de saberes e experiências entre estudantes e pesquisadores.
Destaca-se, nesta edição da Jornada, a continuidade do Prêmio Jovem Extensionista, que contemplará os melhores Resumos Expandidos e Pôsteres com uma publicação eletrônica com registro ISSN.
Nos últimos anos, vários temas contemporâneos foram ressaltados, como a “Inclusão Social e a Formação Cidadã,” em 2002, e a “Sustentabilidade e Diversidade na Amazônia,” em 2006.
Assessoria de Comunicação/Proex