O evento contou com a presença do cônsul geral da Alemanha, Matthias Von Kummer, e do secretário estadual do Comércio, Transportes e Desenvolvimento de Hesse (estado alemão), Dieter Posch.
“A Alemanha é um grande parceiro do Brasil e de São Paulo. A nova identidade visual ajudará a atrair a população para os parques que formam o Cinturão Verde. É preciso conhecer para preservar”, disse Azevedo.
Além do logo, será modificada toda a sinalização dos parques para torná-la mais atrativa. Criada em 1994, a reserva abrange 73 municípios em torno da cidade de São Paulo.
A área representa um complexo sistema de florestas, regiões agrícolas, zonas industriais e cidades, que compreende áreas protegidas estaduais como o Parque da Serra do Mar, o Parque da Cantareira e o Horto Florestal.
O Horto Florestal foi criado em 1896, pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren. A biodiversidade do parque é rica e representativa, com importantes coleções arbóreas e muitas espécies exóticas como eucalipto e pinheiro-do-brejo, e nativas como o pau-brasil, carvalho-nacional, pau-ferro e jatobá.
O parque conta ainda com um núcleo de educação ambiental onde desenvolve várias atividades educativas com escolas e o público em geral.
O acordo de cooperação vai além da criação da nova identidade visual. “A parceria contemplará atividades de aplicação e desenvolvimento de programas conjuntos de ensino e pesquisa”, disse Stengler.
Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br
Agência FAPESP