Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dos cerca de 43,8 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Paraná, 40.075 (91,4%) compareceram neste domingo (14) na primeira fase do processo seletivo. Os faltantes somaram 3.764, o equivalente a 8,6% dos inscritos. O percentual é inferior ao registrado no ano anterior, quando 9,5% se ausentaram na primeira fase. O gabarito provisório será disponibilizado no Núcleo de Concursos por volta das 21 horas, no endereço www.nc.ufpr.br. O resultado será divulgado até o próximo dia 25. Em entrevista coletiva à imprensa, o reitor Zaki Akel Sobrinho garantiu que a UFPR irá utilizar o resultado das provas objetivas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como prevê o edital do vestibular. A nota do Enem representará 10% da nota final dos candidatos.
“Confiamos no ministro Fernando Haddad, os resultados do Enem sairão na data marcada”, declarou o reitor. “Temos uma informação preliminar de que o Ministério da Educação fará a segunda prova para os alunos prejudicados no dia 4 de dezembro, ou seja, ela não coincidirá com a nossa segunda fase.”

As provas da segunda fase do vestibular da UFPR estão marcadas para 5 e 6 de dezembro. O novo comprovante de ensalamento será disponibilizado no próximo dia 30.

Questionado sobre uma eventual substituição, no futuro, do vestibular próprio da instituição pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação), o reitor afirmou que a UFPR fará um balanço do processo deste ano, que reserva 10% das vagas para o sistema.

“O Inep vem melhorando a organização do Enem a cada ano, estamos fazendo uma experiência com esses 10%”, disse Zaki Akel. “Sempre fomos cautelosos em relação ao Enem, o Brasil é um país continental. Mas a nossa impressão é de que ele [o Enem] melhora o nível


“Tranquilidade e segurança”

O reitor da UFPR, que percorreu alguns dos locais de prova em Curitiba, afirmou que o vestibular ocorreu “num clima de tranquilidade e segurança institucional”.

O único incidente registrado foi o caso de um policial militar, candidato ao curso de Direito, que se recusou a entregar sua arma de fogo e foi eliminado, como prevê o edital do processo seletivo.

Zaki Akel Sobrinho agradeceu as mais de 3,6 mil pessoas mobilizadas para trabalhar no processo seletivo, que ocorreu em 27 locais de Curitiba e três de Palotina.

Oito pessoas fizeram a prova no Hospital de Clínicas da UFPR – cinco com varicela e outras três na maternidade. Houve ainda um caso de cirurgia de emergência apendicite, atendido pelo Hospital Santa Cruz.

Precisaram de atendimento especial 54 candidatos. Desse total, 37 se inscreveram para concorrer às vagas destinadas a portadores de dificiência (uma por curso).


Mais vagas

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Como no ano passado, as provas objetivas da edição 2010 do Enem representarão.

Até 2007, o total de vagas noturnas no vestibular da UFPR era de apenas 978. A atual edição do processo seletivo oferece 1.914 vagas noturnas, o que equivale a um crescimento de 96% em três anos.

As vagas à noite representam 34,5% do total. E o número de cursos noturnos, que totalizavam 15, mais que dobrou —hoje são 32.


Calendário do vestibular da UFPR

- Resultados da 1ª fase:
25 de novembro

- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 2ª fase:
30 de novembro

- Provas da 2ª fase:
5 e 6 de dezembro - período da tarde.

- Resultado final:
Até 21 de janeiro de 2011.


Guia do candidato

Íntegra do edital do vestibular

Outras informações sobre o processo seletivo

Relação candidato/vaga

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná

Leia mais:
30 nov 2010:
UFPR publica ensalamento da 2ª fase do vestibular