Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unicamp_logoA cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 7 de dezembro no edifício-sede da Capes em Brasília. Os contemplados recebem bolsa de pós-doutorado nacional de um ano. Já o orientador tem direito a auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional. Já o Grande Prêmio 2009, que será divulgado no dia do evento, reserva ao autor do trabalho bolsa de pós-doutorado internacional de um ano. O orientador recebe auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio é agraciado com U$S 15 mil concedidos pela Fundação Conrado Wessel.
A Unicamp teve seis teses de doutorado contempladas pelo Prêmio Capes de Tese 2009, que selecionou os melhores trabalhos desse nível defendidos no Brasil durante o ano de 2008. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Os premiados da Universidade pertencem aos seguintes programas de pós-graduação: Física, Ciência de Alimentos, Ecologia, Engenharia Elétrica, Tocoginecologia e Odontologia. Além destas, outras cinco teses receberam menção honrosa em razão da sua qualidade. Ao todo, foram concedidos 43 prêmios.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp, professor Euclides de Mesquita Neto, o resultado do Prêmio Capes de Tese é um reconhecimento à qualidade dos programas de pós-graduação da Universidade, que ao longo dos últimos anos têm obtido excelentes avaliações por parte daquele órgão. “Outro aspecto importante é que os trabalhos premiados são originários de diversas áreas do conhecimento, o que demonstra que não há concentração de excelência num ou outro programa apenas. É importante ressaltar que esse desempenho somente tem sido possível por causa do esforço de professores, alunos e funcionários”, considera.

Mesquita Neto observa, ainda, que a nota média da Unicamp tem crescido sistematicamente na avaliação da Capes, que ele classifica como um patrimônio nacional. “Trata-se de um sistema que tem como pressupostos de julgamento a excelência e o mérito”, explica. O pró-reitor assinala, por fim, que a Universidade ocupa atualmente a segunda colocação entre as escolas de ensino superior que mais produzem dissertações de mestrado e teses de doutorado no país. “Ou seja, temos quantidade, mas primamos principalmente pela qualidade”, reforça.

Premiados
A tese de doutorado de Claudia Hoffmann Kowalski, premiada na área de Ciência de Alimentos, avalia a contaminação do leite materno de mães brasileiras pelas bifenilas plicloradas (PCB), que são compostos organoclorados sintéticos. “Estou me sentindo muito feliz e vejo o prêmio como um grande presente dado não a mim, mas a todos que participaram da pesquisa – e sobretudo à Unicamp, que propiciou sua realização. É um reconhecimento do nível da pós-graduação no Brasil”, afirma Claudia.

Na tese de Daniel Benvides da Costa, defendida na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação  (FEEC), foram respondidas questões fundamentais e básicas relativas ao desempenho de sistemas de comunicações sem fio. “O Prêmio é, antes de mais nada, o reconhecimento do esforço e dedicação intensa dispendidas ao longo do desenvolvimento da tese. Além disso, é um incentivo para continuarmos no aprimoramento do nosso trabalho. Pretendemos assim intensificar ainda mais a pesquisa nesta área de forma a consolidar as ideias pioneiramente apresentadas na tese”, afirma Loyola.

"O Prêmio é um reconhecimento do envolvimento e dedicação do aluno e orientador à tese, assim como à excelência do programa de pós-graduação no qual ela foi desenvolvida. Além disso, é um grande estímulo para novos cientistas que iniciam sua carreira acadêmica! Fico, sem dúvida, muito feliz e extremamente honrado por receber esse prêmio.".

A avaliação é de Rafael Dias Loyola, outro vencedor do Prêmio Capes de Teses 2009, que desenvolveu seu doutorado no Instituto de Biologia, em pesquisador que identificou ecorregiões prioritárias para a conservação de espécies. Hoje é professor da Universidade Federal de Goiás.

Teses premiadas
Área: Astronomia/FísicaAutor: Gustavo Silva Wiederhecker
Orientador: Hugo Luís Fragnito Programa de Pós-Graduação: Física

Área: Ciência de Alimentos
Autora: Claudia Hoffmann Kowalski
Orientadora: Helena Teixeira Godoy
Programa de Pós-Graduação: Ciência de Alimentos
Leia sobre a tese no Jornal da Unicamp

Área: Ecologia e Meio Ambiente
Autor:  Rafael Dias Loyola
Orientador: Thomas Michael Lewinsohn
Programa de Pós-Graduação: Ecologia
Leia sobre a tese no Jornal da Unicamp

Área: Engenharias IV
Autor:  Daniel Benevides da Costa
Orientador: Michel Daoud Yacoub
Programa de Pós-Graduação: Engenharia Elétrica

Área: Medicina III
Autor: João Paulo Dias de Souza
Orientador: José Guilherme Cecatti
Coorientadora: Mary Ângela Parpinelli
Programa de Pós-Graduação: Tocoginecologia
Leia sobre a tese no Jornal da Unicamp

Área: Odontologia
Autor: Luana Fischer
Orientador: Cláudia Herrera Tambeli
Programa de Pós-Graduação: Odontologia

Menções honrosas
Área: Ciência da Computação
Autor: Felipe Paulo Guazzi Bergo
Orientador:  Alexandre Xavier Falcão
Programa de Pós-Graduação: Ciência da Computação

Área: Ciências Biológicas I
Autor: Alberto da Silva Moraes
Orientadora: Maria Luiza S. Mello
Programa de Pós-Graduação: Biologia Celular e Estrutural

Área: Geociências
Autora: Juliana Finoto Bueno
Orientador: Elson paiva de Oliveira
Programa de Pós-Graduação: Geociências

Área: Matemática/Probabilidade e Estatística
Autor: Olivâine Santana de Queiroz
Orientador: Marcelo da Silva Montenegro
Programa de Pós-Graduação: Matemática

Área: Planejamento Urbano e Regional/Demografia
Autor: Glaucia dos Santos Marcondes
Orientador: Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira
Programa de Pós-Graduação: Demografia
Leia sobre a tese no Jornal da Unicamp

TODOS OS PREMIADOS

Comunicação Social
Unicamp